Bahia pela Paz: 61 jovens certificados nos programas Trilha e Qualifica serão encaminhados ao Sine

23/04/2024

Sessenta e um jovens moradores do bairro do Calabar, em Salvador, com idade entre 16 e 29 anos, receberam, nesta quarta-feira, 24, certificado de formação em três cursos profissionalizantes por meio dos programas Trilha e Qualifica Bahia, ações da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) que integram o programa Bahia pela Paz, do Governo do Estado.

A solenidade aconteceu no pátio ao lado da base comunitária da Polícia Militar do Calabar e contou com a presença do vice-governador, Geraldo Jr. e dos secretários da Setre, Davidson Magalhães e da Segurança Pública, Marcelo Werner, além da superintendente da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Camila Batista.  

Entre as pessoas certificadas, 19 foram qualificados no curso de Eletricista de Instalações Prediais e 29 em cabeleireiro/maquiagem e operador de supermercado, através do Qualifica Bahia; e 13 receberam a certificação profissional de instalação e reparação de redes de computadores através do programa Trilha. O investimento para as qualificações foi de R$ 114.240 mil, recurso oriundo do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza – FUNCEP.

 

Caminhos abertos

Estefani Brasil, 25 anos, é uma das mulheres qualificadas em cabeleireira e maquiagem profissional. “O curso foi muito bom, aprendemos muitas práticas para maquiagem e cabelo, com técnicas profissionais. Agora, vou começar a pôr currículo nos salões para poder realmente praticar tudo o que a gente aprendeu. Primeiro a gente precisa trabalhar para alguém e, depois, vou procurar ter meu próprio negócio. Esse curso abriu muitos caminhos que posso seguir”, disse.

Já a amiga, Emily Santos, 19 anos, pretende oferecer serviço de maquiagem profissional entre conhecidos e no bairro: “Quero começara ganhar o meu dinheiro”. Outro jovem certificado foi William Bispo dos Santos, 19 anos, que pretende seguir a carreira de eletricista. 

“Foi maravilhoso. Pude aprender diversas técnicas que eu não sabia, ajudou bastante porque hoje em dia eu mesmo faço alguns serviços”. Ele diz que, agora, pretende fazer mais cursos para se qualificar ainda mais na área. “Através desse curso tive uma outra visão do mundo e hoje eu entendo que quanto mais qualificado eu tiver melhor será pra mim, na minha vida, e toda a sociedade”, contou.  

 

Jovens terão prioridade na intermediação de mão-de-obra

Todos os formandos serão encaminhados para cadastro no serviço de intermediação de mão-de-obra, SineBahia, para facilitar a entrada dos jovens profissionais no mercado de trabalho, anunciou o secretário Davidson Magalhães. 

“Quero dizer a vocês que participaram dessa qualificação que, agora, logo depois daqui vamos inscrever todo mundo no SineBahia, para que tenham prioridade na intermediação de mão-de-obra que vai surgir, porque o trabalho é qualificar e também a gente viabilizara  geração de emprego. Vamos inscrever todo vocês no Sine porque é assim que vai abrindo as vagas no Sine, vocês já vão sendo chamados naquelas listas de prioridades para serem incorporados no mercado de trabalho. Esse é o esforço do nosso governo de gerar emprego e renda em Salvador e na Bahia”, disse o secretário.

O vice-governador, Geraldo Jr., disse os dois programas, Trilha e Qualifica, sofrerão acréscimo no orçamento ainda em 2024, o que permitirá que cheguem aos 27 territórios de identidade do estado. 

 

Sobre o Trilha e Qualifica Bahia

O Programa Trilha tem como objetivo apoiar o jovem a desenvolver consciência crítica e capacidade de interlocução com o mundo do trabalho, buscando investir em sua formação básica, frente às novas tecnologias e aos novos desafios do mundo contemporâneo. 

O programa Qualifica Bahia tem o objetivo de formar populações em vulnerabilidade social (desempregados, afrodescendentes, índio descendentes, mulheres, jovens em privação de liberdade, pessoas com deficiência) e pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho. Ao todo o projeto contempla 32. Serão qualificados, no total, 1.340 educandos (as).

 

Fonte: Ascom Setre
Anexos: