Sistema de Gestão da Qualidade Setre

certificacao-isoA Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) é a primeira secretaria estadual baiana a conquistar a certificação ISO 9001:2000. Em 2006, o Almoxarifado assegurou a certificação, mantida em 2007 pelo Ibametro. Em 2008, foi a vez de o Protocolo da Setre também assegurar sua certificação, mantida no ano de 2009.

A qualificação dos serviços, além de melhorar a organização interna, gera aumento de confiança dos clientes e servidores e diminuição dos custos.Com a certificação, os setores asseguram um nível de controle e disciplina, garantindo, assim, a qualidade dos seus processos com a criação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Os principais benefícios da certificação são: otimização do estoque, gerando baixo índice de materiais que não são mais utilizáveis; otimização do processo, melhorando a organização interna do almoxarifado; e criação de indicadores de desempenho, visando a análise crítica e a melhoria contínua do sistema.


Em 2010, a Setre passou pelo processo da 1ª Auditoria de manutenção no Protocolo e Almoxarifado, sendo mantida a recertificação no escopo: Recebimento, armazenamento e entrega de materiais providos pela Secretaria e por outras entidades através de sistemas específicos, executado pelo almoxarifado; e Recebimento e expedição de documentos e malotes, e abertura e tramitação de processos, executados pelo Protocolo.  
Em 2018, a Setre passou pelos processos de mudanças e migração da norma, após passar por consultoria, auditoria interna e auditoria externa, conquistamos a certificação na nova norma NBR ISO 9001:2015.
A sigla ISO, denominada International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização é uma organização não-governamental que está presente em 151 países. Sua função é promover a normatização de produtos e serviços. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


De acordo com o Manual da Qualidade do SGQ, “a Alta Direção estabelece e dissemina a Política da Qualidade, assegurando que esta é compreendida,
implementada e mantida pelos colaboradores dos processos comprometidos com o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade”.


Política da Qualidade

A Setre através do Sistema de Gestão da Qualidade, vem servindo à sociedade com eficiência e elevado padrão de atendimento por meio de processos que atendam aos requisitos de clientes, regulamentares e  da norma de qualidade ISO 9001, tendo compromisso com a melhoria contínua destes processos e do pleno desenvolvimento dos colaboradores, coordenando e executando as políticas de emprego, renda, apoio à formação do trabalhador, fomento à economia solidária e ao cooperativismo, incentivo ao esporte e lazer e fortalecimento do artesanato baiano.



A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade fica sob responsabilidade da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas – CDP, ligada a Diretoria Geral da Setre.

Quem tiver interesse em conhecer o Sistema de Gestão da Qualidade, favor nos procurar


Certificado 2015