Arena Fonte Nova

Arena Fonte Nova


Inaugurada em 7 de abril de 2013. A estrutura antiga (Estádio Octávio Mangabeira) foi implodida em agosto de 2010 para, dois anos depois, ceder lugar a um moderno, confortável e seguro equipamento, num investimento da ordem de R$690 milhões.

A construção e operação da Arena Fonte Nova são feitas por meio de Parceria Público Privada (PPP), firmada pelo Governo do Estado/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Fonte Nova Negócios e Participações (empresa formada pelo consórcio Odebrecht e OAS). O projeto arquitetônico é dos arquitetos Marc Duwe (paulista) e Claas Schulitz (alemão).

O equipamento está instalado no centro da cidade de Salvador, sendo o primeiro do estado com característica multiuso: futebol, espaço para lazer e entretenimento num mesmo local.

Características:

• 10 níveis de altura, com capacidade para receber 50 mil pessoas em assentos cobertos, distribuídos em três anéis de arquibancada.

• 70 camarotes com capacidade total de 1.250 pessoas;

• 94 sanitários;

• 9 elevadores;

• 40 quiosques de alimentação;

• Mais de 2 mil vagas de estacionamento;

• Mais de 2 mil assentos premium;

• Acessibilidade: 358 cadeiras para espectadores com mobilidade reduzida; 66 vagas exclusivas para cadeirantes; 60 cadeiras para obesos; 16 assentos para deficientes visuais; 500 assentos para acompanhantes, 23 sanitários para deficientes.


Megaeventos

Palco de seis jogos durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, foi eleita como o melhor estádio do mundial pelos torcedores, conquistando uma média de 9,7 pontos (pesquisa feita pelo site UOL).

A arena baiana destacou-se em mobilidade, segurança, alimentação, voluntariado, telefonia e limpeza. Em 2013, o estádio já havido sido escolhido como o melhor na Copa das Confederações da FIFA 2013.

Para “carimbar” de vez a sua importância na Copa de 2014, o estádio foi responsável por alguns dos momentos de maior brilho do mundial, colocando a Bahia em posição destacada pelos 24 gols marcados nos seis jogos sediados pela Arena: Holanda 5 a 1 Espanha; Alemanha 4 a 1 Portugal; França 5 a 2 Suíça; Bósnia 3 a 1 Irã; e Bélgica 2 a 1 EUA.

Em 2016, a Arena Fonte Nova voltou a ser palco de um evento mundial, sediando 10 jogos de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016.