• SineBahia Mulher
  • Unidades do SineBahia
  • Carteira Nacional do Artesão e Artesã
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Economia Solidária

29/08/2019 14:08

Governo do Estado apresenta ações de apoio ao empreendedorismo solidário feminino

Representantes da União das Cooperativas de Mulheres Produtoras Las Brumas e da Hairou Comission, instituições que desenvolvem ações voltadas para o empoderamento feminino na Nicarágua e na Guatemala, conheceram nesta semana as iniciativas da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para o fortalecimento da economia solidária entre as mulheres.

Na ocasião, a equipe da Coordenação de Assistência Técnica e Inclusão Sócioprodutiva (Catis) apresentou políticas públicas exitosas da área, como os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), o edital de fomento aos empreendimentos solidários de matriz africana e a chamada pública de apoio às mulheres rurais. 

As duas instituições internacionais, que estão em intercâmbio na Bahia com a Rede Pintadas, compartilharam informações sobre o trabalho que realizam com o fundo de investimentos para grupos de mulheres de países da América Central.

No encontro, que aconteceu na segunda-feira (26), foram discutidos ainda os caminhos para implantação do Projeto da Plataforma de Praticantes da Comunidade (PPC) na Bahia. A iniciativa conecta grupos comunitários de base, que trabalham para reduzir sua vulnerabilidade a desastres e riscos climáticos em áreas rurais e urbanas.

De acordo com a Rede Pintadas, o intercâmbio faz parte da estratégia de fortalecimento da articulação regional e tem como objetivo compartilhar experiências locais. A Hairou Comission é parceira da rede na implementação do Fundo Rotativo Solidário, através do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe.

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.