• Festival Boas Práticas da FUNTRAD

Trabalho, Emprego e Renda

15/05/2018 13:05

Plataforma de intermediação de mão de obra autônoma é apresentada no Conselho Tripartite

O Contrate.BA, serviço de intermediação de mão de obra autônoma do Governo do Estado, foi apresentado na manhã desta terça-feira (15), durante a reunião do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-Bahia). Lançado no final do mês de março, o serviço promove a contratação de trabalhadores que prestam serviços autônomos, em 50 tipos de atividades, por meio de um portal na web (contrate.ba.gov.br) e um aplicativo para celular, que já alcançou cerca de 4 mil downloads.

“O Contrate.BA é a culminância de um trabalho iniciado em 2013 e que nós conseguimos finalizar e lançar. A plataforma já conta com 2.922 profissionais e 2.912 clientes inscritos, números que confirmam o sucesso dessa iniciativa, em  um período curto de tempo”, destacou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Vicente Neto.

Na oportunidade, o superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Alexandro Reis, reforçou que a intenção é oferecer alternativas para os profissionais que estão fora do mercado formal. “Em face da mudança estrutural no mercado de trabalho, dos índices de desemprego, nós criamos um instrumento que facilite a ocupação, mesmo que temporária, para o trabalhador que não tem a carteira assinada”, explicou.

A apresentação da dinâmica de funcionamento do Contrate.BA foi realizada pela coordenadora de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Setre, Dionara Silveira, que aproveitou para esclarecer as dúvidas e acolher as sugestões dos conselheiros. “A nossa meta é chegar a 5 mil profissionais cadastrados em Salvador e Lauro de Freitas e implantar o programa em 11 municípios baianos”, apontou Dionara.

Conselho

O Conselho Tripartite e Paritário é uma instância máxima de debate amplo, que reúne representantes do governo, empregadores e trabalhadores. Foi criado em 1995 e tem a finalidade de promover e fiscalizar ações para a geração de trabalho e renda.

É formado por 18 conselheiros, distribuídos de forma igual pelas bancadas, e cada integrante tem o mandato de três anos. A presidência, com mandato de um ano, é exercida por meio de sistema de rodízio.

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.