• Programa 1º Emprego
  • Banner_EspacosSolidarios

Centros Públicos de Economia Solidária

Os Centros Públicos de Economia Solidária, conhecidos como Cesols, são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo, baseado na economia solidária.

São estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, tendo a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) e a Rede Brasileira de Gestores Públicos da Economia Solidária como seus principais difusores.

Os Cesols são instrumentos importantes para a consolidação de uma política pública transversal para a economia solidária na Bahia, convergindo diversas ações de formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, crédito, expressão cultural e articulação social e política do movimento de economia solidária. Portanto, são centros de excelência e difusão da economia solidária que oferecem condições para o desenvolvimento territorial com ampla participação da sociedade civil.

Ação pioneira em todo o Brasil no âmbito das ações de governos estaduais, a criação dos Centros Públicos de Economia Solidária é um símbolo expressivo das iniciativas que vão desenhando uma política pública para a economia solidária, articulando formação, incubação, crédito e apoio direto a empreendimentos.

Enquanto espaços de apoio e prestação de serviços voltados às organizações solidárias, fomentando e dando suporte técnico aos empreendimentos e às iniciativas para a geração de trabalho e renda é uma das ações previstas no Programa Bahia Solidária, com apoio financeiro do Fundo de Combate a Pobreza (Funcep).

Confira aqui os Centros Públicos de Economia Solidária da Bahia


Confira as páginas dos Cesols na Internet
Recomendar esta página via e-mail: