• X Encontro de Artesãs e Artesãos da Bahia
  • Programa 1º Emprego
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas
  • Governo - Anel Viário de Candeias

Perfil da Secretária


Olívia Santana

Olívia Santana


Formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi vereadora e Secretária de Educação e Cultura de Salvador, além de Chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (2013-2014) e Secretária de Políticas para as Mulheres (2015-2017), ambas as funções em pastas do Governo da Bahia.

Trabalhou como professora em escola infantil, ensinou no Centro de Arte e Educação Alternativa, atendendo crianças com deficiência, obtendo grande reconhecimento pelo seu trabalho. Tornou-se sócia fundadora da Associação de Desenvolvimento da Educação Especial (ADEP).

Foi técnica pedagógica do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia; professora e Coordenadora Pedagógica da Casa Via Magia. Atuou no Centro de Educação e Cultura Popular (CECUP), onde trabalhou em projetos de formação de professores de escolas comunitárias.

Também foi Presidente do Diretório Acadêmico de Pedagogia e Secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da UFBA em 1988. Conquistou posição de destaque na luta contra a discriminação racial. Junto a outros colegas organizou o grupo Juventude Negra, que discutia a participação dos negros na universidade. Tornou-se sócia fundadora da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), entidade que presidiu em 1994. Foi delegada na III Conferência Mundial contra o Racismo e Formas Conexas de Intolerância (Durban, África do Sul).

Também sempre teve como um dos seus ideais políticos a luta pelas mulheres. É sócia fundadora da União Brasileira de Mulheres; integrante do Fórum Nacional de Mulheres Negras; foi delegada na Conferência Nacional da Mulher rumo à Conferência de Beijing e no III Encontro Latino-Americano e Afro-Caribenho de Mulheres Negras (Costa Rica), participou do Encontro Mundial Homens, Mulheres e a Democracia Participativa (Lyon, França), e também já fez parte da Comissão Organizadora do 13º Encontro Nacional Feminista.

Atualmente, é Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia.
Recomendar esta página via e-mail: