• EcoFolia Solidária 2024
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Contracheque no ZAP
  • Portal Transparência Bahia

Artesanato

01/02/2024 17:02

Noiva da novela Renascer veste renda feita por artesãs de Saubara

A produção das rendeiras pode ser encontrada nas lojas Artesanato da Bahia mantidas pela Setre em parceria com a Fábrica Cultural

O trabalho delicado de rendeiras da Associação dos Artesãos de Saubara chamou a atenção de telespectadores da novela Renascer, remake da trama original de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela Rede Globo. Esta semana, foi ao ar, a cena do casamento de Maria Santa, personagem da atriz Duda Santos, que usou um vestido de noiva todo em renda de bilro, com aplicações desenhadas pela mestra artesã Maria do Carmo, integrante da Associação, que faz parte da Rota do Artesanato Dona Cadu,  Território de Identidade Litoral Norte.

A renda usada no vestido foi confeccionada por 20 rendeiras da Associação. O convite da produção da novela chegou para a mestra Maria do Carmo por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) através da Coordenação de Fomento do Artesanato – CFA. De imediato, ela reuniu as artesãs da Associação para costurar as aplicações em bilro.

“Eu costurei 140 aplicações em 22 metros de bico, resultando em duas grandes toalhas de 2 metros por 1,60 de largura. A gargantilha da noiva, que contorna o pescoço, também foi toda feita com delicadas aplicações de bicos de renda. Todo trabalho manual foi enviado para a confecção do vestido no Rio de Janeiro”, conta a mestra artesã Maria do Carmo.

Artesanato da Bahia

As peças produzidas pelas mãos das artesãs de Saubara e outros tantos produtos feitos pelas rendeiras baianas podem ser adquiridos nas lojas Artesanato da Bahia, em Salvador, localizadas no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), na Casa Artesanato da Bahia, no Porto da Barra, e no foyer do Mercure Salvador, no Rio Vermelho. Os espaços são mantidos pela Setre em parceria com a Associação Fábrica Cultural.

Além das lojas, o artesanato da Bahia estará em destaque também no Festival Nacional de Artesanato na Bahia – Fenaba, que acontecerá de 14 a 17 de março no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.  O Edital de Chamamento Público para seleção de artesãs e artesãos está com inscrições abertas até 16 de fevereiro, de forma online.

Os interessados devem realizar as inscrições, por meio do preenchimento do formulário disponível no site da Setre, no link https://abre.ai/iKM5, seguindo as instruções. Todas as informações referentes ao Edital estão no site da Secretaria www.setre.ba.gov.br no ícone Editais e Chamadas.

 

Ascom Fábrica Cultural/Setre

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.