• EcoFolia Solidária 2024
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Contracheque no ZAP
  • Portal Transparência Bahia

Economia Solidária

27/11/2023 17:11

Bahia sedia a Instalação do Comitê de Economia Solidária do Consórcio de Governadores do Nordeste

Representantes da economia solidária participaram da criação do Comitê de Economia Solidária do Consórcio de Governadores do Nordeste, na última sexta-feira, 24, no Museu Geológico da Bahia, em Salvador.

O evento é fruto de uma luta da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária. Em 2021, a Coordenação Executiva da Rede começou a articular ações para a criação, dentro do Consórcio de Governadores do Nordeste, um comitê, como mais um instrumento necessário para fortalecer a política pública de Economia Solidária. Dois anos após, durante o evento de 20 anos da Rede de Gestores, que aconteceu em Salvador, houve uma reunião em que se consolidou a criação de um instrumento no Consórcio para o trabalho em prol da Economia Solidária.

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) liderou junto a Rede de Gestores a execução para a existência do Comitê.

Durante o evento o Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo, da Setre, Wenceslau Júnior, exaltou a relevância do comitê para o presente e futuro da economia solidária no Nordeste e no Brasil.

“A Bahia possui uma experiência forte na economia solidária, destaco as ações da Setre nas finanças solidárias, na assistência Técnica e na rede de comercialização. Acredito que com a implantação do comitê, poderemos socializar, compartilhar experiências e construir uma proposta concreta para apresentar ao Governo Federal, dessa forma a economia solidária poderá obter mais visibilidade e mais recursos para esta política publica para beneficiar os empreendedores da economia solidária no país” comemorou, o superintendente.

O coordenador executivo da Rede de Gestores, Jairo Santos, informa que este momento é resultado de um envolvimento e comprometimento de pessoas engajadas com a política pública. É fruto da participação dos Secretários dos estados do Ceará, Maranhão e Bahia, representado por Davidson Magalhães, além de gestores do Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.