• Contracheque no ZAP
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Portal Transparência Bahia

Economia Solidária

20/11/2023 12:11

Cafeteria da Economia Solidária abre as portas em museu do Centro Histórico de Salvador

Cafés e aguarias que revelam elementos da cultura afro diaspórica, produzidos por empreendedoras pretas ligadas aos Centros de Economia Solidária (Cesols Salvador e Lauro de Freitas), poderão ser degustados na Mimú Cafeteria, que será inaugurada na próxima sexta-feira, 24, às 16h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), Centro Histórico de Salvador. O espaço é fruto de parceria do Governo do estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Muncab, e faz parte das ações do mês da Consciência Negra.  

O Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo, Wenceslau Júnior informa que a Mimú Cafeteria é a primeira etapa de um projeto que foi desenhado para fortalecer a Economia Solidária (Ecosol) dentro do Muncab.

“A parceria Setre e Muncab com certeza vai além da cafeteria, já estamos otimizando a ideia para criar um espaço colaborativo dentro do contexto da economia solidária, que oportunizará uma vivência de trocas e colaboração entre mulheres empreendedoras pretas de Salvador, além de um espaço de comercialização de produtos e serviços oriundos da produção delas, inclusive, reunindo produtores e produtoras do interior do estado” disse Wenceslau.

A Mimú Cafeteria é um café colaborativo e gerido coletivamente por empreendedoras da economia solidária pretas da cidade de Salvador, que visam proporcionar uma experiência entre gastronomia e cultura para o público frequentador do Muncab e do entorno, tendo como referências os elementos da cultura afro-brasileira  

Cardápio

Mimú vem da língua Yorubá que significa bebida. Sua fonética se assemelha a palavra mimo é o sentimento de acolhimento, carinho e agrado. O ato de fazer e beber café conecta a toda afetividade coletiva. No cardápio proposto é possível experimentar uma gama de cafés oriundos da economia solidária e iguarias e quitutes como mugunzá, pãezinhos de queijo, fatias de bolo, cuscuz de tapioca. Além de sanduíches, tostadas e bolos. São mais de 30 itens entre cafés, bebidas e lanches disponíveis ao público.  


Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.