Artesanato
20/11/2023 11:11
Shows e feira de artesanato atraem grande público ao Festival da Cerâmica Maragogipinho
O Festival da Cerâmica Maragojipinho atraiu centenas de visitantes durante o evento realizado de 13 a 19 de novembro, em Maragogipinho, distrito de Aratuípe. O cantor e compositor Lenine fez uma das apresentações mais esperadas do evento na noite de sábado (18/11). O palco recebeu também a cantora Sued Nunes e a banda Cortejo Afro e na sexta (17) os cantores Jau e Roberto Mendes.
Além de participar da programação cultural, os visitantes compraram na Feira Aretesanato da Bahia, montada na praça central, nas lojas que circundam a área e, ainda, participaram de visitas guiadas nas olarias da cidade. Já os compradores lojistas participaram da terceira etapa da 4ª edição da Rodada de Negócios, que promoveu encontros diretos para adquirir produtos nas mãos de artesãs e artesãos.
Maragogipinho se despediu, neste domingo (19), do festival, um dos maiores eventos de sua história, que impulsionou a economia local e promoveu a cultura do recôncavo e da Bahia. Na sexta-feira (17/11), as mestras e mestres artesãos foram homenageados com a entrega da Carteira Nacional do Artesão, do Certificado e Prêmio Mestres e Mestras da Cerâmica, com uma premiação de R$ 3 mil em dinheiro.
“A experiência da participação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Festival tem sido muito boa, porque esse evento ativa coisas importantes como o reconhecimento das Mestras e Mestres dessa cultura popular. Não só no papel como título, mas também a possibilidade de a gente gratificar eles com o Certificado e prêmio em dinheiro. Neste primeiro momento, selecionamos 10 mestras e mestres com mais vivência para fazer essa premiação muito bonita”, explica Danillo Barata, pró-reitor de Cultura e Extensão da UFRB
O domingo marcou o encerramento também da Feira Artesanato da Bahia, mas as artesãs e artesão esperam que, com a visibilidade do Festival, os visitantes e compradores continuem visitando a cidade para adquirir suas peças decorativas e utilitárias. As olarias e lojas oferecem uma diversidade de produtos em cerâmica, como louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, esculturas e moringas, entre outros. A influência indígena está nos desenhos geométricos e florais, pintados em tons vermelho do Tauá e o branco da Tabatinga, pigmentos naturais da argila.
“Essa primeira edição é um sucesso, com uma grande repercussão na mídia local e nacional, além de atrair autoridades e muitos turistas. Iniciamos junto ao Ipac e ao Iphan o processo de patrimonialização do saber fazer ancestral do artesanato centenário, aqui de Maragogipinho. Esse Festival faz parte da política pública do Estado de gerar mais renda, como a Rodada de Negócio, promovendo uma venda extraordinária para artesãs e artesãos. Não podemos esquecer nunca que Maragogipinho tem o título da Unesco de maior centro cerâmico da América Latina, então, não é coisa pequena”, afirma Weslen Moreira, Coordenador do Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A ideia de criar um evento oficial teve como principal objetivo apoiar as artesãs e os artesãos, proporcionando um espaço direto para a venda de seus produtos, fomentar o turismo, atrair compradores e contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade, ao fazer parte do calendário cultural da Bahia.
“O Festival é a realização de um grande sonho dessa comunidade, que a sua vida inteira se dedicou à produção ceramista. Estas peças artesanais de cerâmicas que são encontradas em diversos espaços da Bahia e do Brasil, precisavam desse reconhecimento e visibilidade. O Festival é formado por diversas atividades, desde qualificação, formação, rodada de negócios, gastronomia, atrações culturais e artistas e, é claro, a exposição do artesanato. Para a gente, é um motivo de grande felicidade”, comenta Antônio Marcos, o professor Toni, prefeito de Aratuípe.
O Festival também contou com a Feira Gastronômica, um espaço exclusivo para a comercialização de alimentos e bebidas. Com todo conforto e preços acessíveis, o público pôde escolher uma variedade de sugestões no cardápio, que reuniu a culinária do Recôncavo, Baiana e Nordestina, além das comidinhas de rua.
O Festival da Cerâmica Maragogipinho foi uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio do Programa Artesanato da Bahia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) , da Prefeitura de Aratuípe, em parceria firmada entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. O evento também contou com a parceria das Secretarias da Cultura (Secult) e Turismo (Setur), da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho – AAMOM.