• Contracheque no ZAP
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Portal Transparência Bahia

Trabalho Decente

14/11/2023 18:11

Cooperativa de moto e bike entregadores oferecerá serviço de delivery em Salvador

A Cooperativa de Plataforma Trabalho Decente, que oferecerá serviço de delivery por moto e bike entregadores em Salvador por meio de um aplicativo, foi oficialmente criada nesta terça-feira, 14, em assembleia que elegeu o presidente, vice-presidente e outros quatro membros da diretoria, no auditório do Parque Tecnológico da Bahia.

A cooperativa é um projeto vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com investimento de 770,8 mil do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad). Foram eleitos Everaldo Rosa e Hermógenes Paulo Cruz como presidente e vice-presidente da cooperativa, respectivamente.

O motivo principal para a criação de uma cooperativa que oferte o serviço delivery é o de melhorar as condições de trabalho da categoria dos entregadores que prestam o serviço por meio dos grandes players do mercado. Muitas horas de trabalho e a baixa remuneração são as principais queixas da categoria. Com a cooperativa, os entregadores passam a ser donos de seu próprio negócio.

"Hoje o mercado de trabalho tem um desequilíbrio entre as plataformas e o trabalhador. Nessa perspectiva, o estado criou um edital de fomento para que conseguissem fazer um aplicativo, uma plataforma e, dentro desse processo, formar uma cooperativa para que pudesse estar gerindo esse aplicativo. Na prática, estamos criando uma cooperativa, um CNPJ, onde os entregadores serão o dono da empresa", explica Julio Almeida, coordenador de formação e divulgação da Setre, que está à frente do projeto.

A ideia do projeto surgiu durante a pandemia da covid-19, com o aumento dos trabalhadores em serviços de entrega e em condições de precarização. A tecnologia utilizada no projeto-piloto foi desenvolvida pela SOFTEX Campinas, uma organização da sociedade civil de interesse público (Ocip) que atua no fomento de desenvolvimento de ecossistemas regionais por meio da tecnologia da informação.

Bom para todo mundo
- "Quando falamos em dignidade é em todos os aspectos, melhores condições de trabalho, que tenha uma taxa digna, que os trabalhadores possam ter uma saúde digna, que possam usufruir de algum plano de saúde tanto pra ele quanto para sua família e que, acima de tudo, colocar o trabalhador no lugar que ele merece. Chega de tanta exploração", disse Everaldo Rosa, presidente da Cooperativa de Plataforma Trabalho Decente.

Até agora, 59 moto e bike entregadores já entregaram os documentos necessários para associar-se à cooperativa. Para entregador que tiver interesse em fazer parte do coletivo, basta buscar a sede provisória da cooperativa, no Centro de Economia Solidária de Salvador (Cesol-SSA), no Largo do Campo Grande, nº 9.

O aplicativo por meio do qual será possível o negócio da cooperativa está em fase final de testes e a expectativa é a de que os serviços passem a ser oferecidos para o consumidor de Salvador ainda no primeiro semestre de 2024. O nome fantasia do novo serviço será anunciado tão logo a ferramenta digital esteja apta para ser baixada e utilizada pelos usuários soteropolitanos.

Até lá, os associados serão capacitados nos fundamentos do cooperativismo e negócios digitais, ao tempo em que parte deles, mais dedicados aos afazeres administrativos, passarão a cadastrar estabelecimentos comerciais (restaurantes, lanchonetes, confeitarias, padarias...). O projeto conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Ba).

A expectativa é de que o negócio seja bom para todo mundo: entregadores, estabelecimentos e consumidor final. Para os cooperados, a remuneração deve ser ampliada e, por sua vez, os estabelecimentos pagarão menos pelo serviço. Deste modo, a tendência é a de que a taxa de entrega para o consumidor seja mais baixa.  

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.