Trabalho Decente
28/07/2023 10:07
Projeto Cores que Falam capacita pessoas com deficiência em estamparia e sublimação
Canecas, chinelos e camisetas personalizadas são alguns dos itens produzidos por pessoas com deficiência, alunas do projeto Cores que Falam, no município de Poções. O projeto é uma iniciativa do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Associação de Surdos Centro Educacional Especializado de Jequié (ASCEEJE).
Com recursos do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), o projeto possibilitou a participação de 100 pessoas com deficiência ( surdos, cegos ou pessoas ouvintes que possuem pai ou mãe surdos ou ambos em cursos de capacitação) em cursos de capacitação para produção de estampas, sublimação em camisetas, caneca, bonés, acrílicos em geral, entre outros objetos.
Na última quarta-feira (26), os participantes receberam certificado de conclusão das oficinas em uma solenidade em Poções, com a participação de alunos e familiares, da prefeitura de Poções, dona Nilda, da secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco; autoridades locais e, também, da coordenadora de Relações do Trabalho e Documentação da Setre, Luciana Oliveira.
Para a coordenadora, o projeto atende uma demanda urgente que é a qualificação social e profissional para PcDs (pessoas com deficiência). “Além de ser um espaço saudável de sociabilidade e inclusão, o projeto promoveu condições para que essas pessoas possam acessar o mercado de trabalho ou empreender. É um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário da Setre, Davidson Magalhães de fmentar ações para o público PcD”, disse.