• EcoFolia Solidária 2024
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Contracheque no ZAP
  • Portal Transparência Bahia

Artesanato

23/05/2023 16:05

Produção indígena é destaque na 3ª edição da Feira Artesanato da Bahia no Shopping da Bahia

 

A terceira edição da Feira Artesanato da Bahia, no Shopping da Bahia, encerra na quinta-feira (25), na Praça Dorival Caymmi, 2º piso. São peças em técnicas como tricô, patchwork, crochê, papel machê, pinturas, bordados em linha, papietagem, madeira talhada, cerâmica em argila, trançado, mosaico, costura em couro e retalhos com crochê transformadas em objetos originais de decoração e utilitários nas mãos de artesãs e artesãos.


 

Um show especial de Gab Ferruz marca o encerramento do evento, na quinta, das 18 às 19h. Nessa terceira edição, o artesanato indígena é o principal,destaque por meio de produções das artistas  Luciana Barbosa, da comunidade Tupinambá, em Ilhéus; Nilton da Silva Santos, da Aldeia Imbiriba, em Santa Cruz de Cabrália; e Talita Jesus Batista, da Aldeia Kiriri, em Banzaê.

 


A produção indígena se destaca pela diversidade de matéria prima nativa utilizada em objetos para decoração, acessórios e outros utilitários. São brincos, colares, pulseiras de miçangas, sementes e penas, bolsas aios, cocares de palha, copos de coco, maracas, luminárias e cestos trançados.


 

A Feira também conta com a participação de artesãs e artesãos de Salvador e outras regiões. Eles trazem um trabalho de qualidade, como toalhas, almofadas e colchas, desenvolvido por várias técnicas, entre elas, crochê, macramê, rendas, tecelagem manual, richelieu, redendel e frivolité.

 

De Salvador, participam as(os) artesãs(ãos) Rose Mary Costa, Sabrina Thalya, Sara Do Carmo, Simone Sousa, Tiago Rodrigues, Valdira Santana, Andréa Medeiros, Antonieta Aleluia, Eliete de Oliveira, Fernanda do Carmo, Irina Fernandes, Isabela Deolinda, Jorge Lima e Patrícia Dantas. Outras regiões estão representadas por Marlúcia Souza e Neide Alves (Alagoinhas), Sulvani Nascimento (Valença).


 

Em 2023, a Feira Artesanato da Bahia já realizou edições em Porto Seguro, Prado, Salvador (Pelourinho e MAM) e Juazeiro. Com o encerramento no Shopping da Bahia, o evento seguirá com seu calendário de visitas por vários municípios baianos. Está é uma realização da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia e pela Associação Fábrica Cultural.


 

PROGRAMAÇÃO

 

FEIRA ARTESANATO DA BAHIA – 3º Edição

 

Data: 21 a 25 de maio

 

Horário de funcionamento do Shopping da Bahia

 

Onde: Praça Dorival Caymmi - no 2º piso.

 

Show: 25/05 Gab Ferruz (das 18 às 19h)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.