• Contracheque no ZAP
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Portal Transparência Bahia

Artesanato

27/03/2023 10:03

Mulheres artesãs são homenageadas em exposição no Parque Shopping da Bahia

No mês em que comemora o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Artesão, a mulheres artesãs baianas ganham a exposição Artesanato Pelas Mãos Delas, que fica em cartaz até o dia 15 de abril, das 10 às 22h (segunda a sábado) e das 12 às 21h (domingos), no Parque Shopping da Bahia.


 

O público poderá conhecer as histórias e o processo de trabalho de Maria do Carmo (Saubara), Antônia de Jesus (Coqueiros), Lena Dantas (Lauro de Freitas) e Raimunda das Virgens (Saubara). A mostra também homenageia as grandes mestras Maria dos Anjos e Dona Cadu, Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e ceramista centenária em plena atividade.  A entrada é franca.


 

Com curadoria de Alana Silveira e imagens do acervo do Artesanato da Bahia, a mostra retrata a relação das mulheres com o artesanato como forma de expressão artística, cultural e meio de subsistência individual e familiar. Ativas, as artesãs trabalham com matérias primas e técnicas distintas, demonstrando a diversidade do artesanato feito à mão: o barro moldado à mão, o reaproveitamento de cocos e madeiras, a renda de bilro e o trançado de palha de licuri.


 

“É uma ação importante, principalmente se tratando de um segmento profissional, que tem uma presença muito forte e expressiva das mulheres. A gente fica orgulhoso em poder expor o trabalho e a dedicação dessas artesãs responsáveis pela efetividade e pela beleza do Artesanato da Bahia”, comenta Weslen Moreira, coordenador do Fomento ao Artesanato da Bahia.


 

O evento também faz parte das ações do Março do Artesanato, realizadas pela Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA)  por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Associação Fábrica Cultural.


Ascom Fábrica Cultural

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.