• EcoFolia Solidária 2024
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Contracheque no ZAP
  • Portal Transparência Bahia

Esporte e Lazer

24/03/2023 10:03

Ministra Ana Moser lança na Bahia projeto-piloto com inauguração de equipamentos da Rede de Desenvolvimento do Esporte

A Bahia foi o primeiro estado a receber um projeto-piloto do Ministério do Esporte, como parte da Rede de Desenvolvimento do setor. Nesta quinta-feira (23), a ministra Ana Moser visitou Salvador e Ilhéus, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, para conhecer centros de treinamento e participar da inauguração de uma escola.

O estado foi escolhido para dar início à criação da Rede de Desenvolvimento do Esporte, que, dentre outras ações, mapeará equipamentos esportivos já existentes em espaços públicos, com o intuito de democratizar o acesso ao esporte e combater o sedentarismo.

Na capital baiana, a ministra acompanhou a entrega da requalificação do Centro Olímpico de Natação à comunidade, que passou por uma reforma. Desportistas contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo Federal de patrocínio direto aos atletas, participaram do evento, que contou ainda com a apresentação de alunos de projetos locais.

Ana Moser destacou o potencial esportivo do estado, com nomes de destaque em várias modalidades, especialmente o boxe. “É importante oferecer acesso com equipamentos e programas desde a iniciação, com a prática iniciada na base, em que as escolas são uma âncora muito importante nesse sentido. A Bahia tem ainda tradição no boxe. O que se investir em termo de modalidade vai virar talento, pois o talento físico do baiano é muito grande.”

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da presença da ministra durante a inauguração. “Ela veio trabalhar, elaborar e discutir conosco uma política com a prática que ela quer levar para todo o país, aproveitando as estruturas”, disse, durante a reinauguração do centro de natação.

Escola em Ilhéus

 

À tarde, em Ilhéus, a ministra participou, ao lado do governador, da entrega da escola Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa. “Meus parabéns, esta escola está maravilhosa, sei que vocês vão cuidar muito bem desse equipamento. Nossa legislação prevê o direito de todos ao esporte, que é desenvolvimento, formação de capacidades e habilidades individuais, convívio, ocupação dos espaços públicos, saúde. A atividade física é importante desde as crianças até a terceira idade. Isso a ciência já provou, de maneira consolidada. É preciso fazer com que a cultura dessa prática seja ampliada junto à população”, acentuou ela.

“Entregamos um complexo educacional com equipamentos desse porte: piscina oficial, quadra coberta, campo society, teatro. Estamos fazendo nossa parte junto com o Governo Federal. A nossa ação é educação e esporte como inclusão, geração de renda, prática de saúde”, completou Jerônimo.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.