• Contracheque no ZAP
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Portal Transparência Bahia

Esporte e Lazer

17/03/2023 11:03

Governo da Bahia premia empresas por apoio ao esporte e lança Selo de certificação de instituições privadas

A cerimônia de premiação contou com a participação da secretaria nacional de Esportes de Alto Rendimento, a medalhista olímpica Marta Sobral


Cento e nove empresas foram homenageadas na noite desta quinta-feira (16), no Hotel Wish, em Salvador, com o prêmio Empresa Amiga do Esporte. A iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia, a Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), foi um reconhecimento ao apoio das empresas que investiram no esporte baiano através do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Olímpico e Paralímpico - Faz Atleta.


Durante a cerimônia foi lançado o Selo Empresa Amiga do Esporte, que certificará instituições privadas que atenderem aos requisitos previstos na Portaria assinada durante o evento. A cerimônia reuniu o vice-governador, Geraldo Junior; a secretária nacional de Esportes de Alto Rendimento, Marta Sobral; o secretário da Setre, Davidson Magalhães, entre outras autoridades.


"Vocês estão participando de uma política pública inclusiva importante para a vida profissional desses jovens", disse o vice-governador aos empresários presentes.


A secretária nacional de Esportes de Alto Rendimento, Marta Sobral, ressaltou a importância da participação da  iniciativa privada na construção de políticas públicas para o setor.


"Eu já sofri na pele, sou da comunidade da Freguesia do Ó, em São Paulo, sempre fui arrimo de família e foi o esporte que me trouxe até aqui. Vocês não sabem o quanto é importante esse apoio", disse.


Para o secretário da Setre, Davidson Magalhães, o Programa Faz Atleta é um exemplo de conjugação de inclusão social com esporte de alto rendimento. "O esporte é fundamental para abrir novas perspectivas para a juventude" afirmou ao lembrar que a Bahia ampliou para 6 milhões, em 2022 , os recursos para o Faz Atleta, além de manter outras iniciativas como os mais de 138 núcleos do programa   Esporte por Toda Parte em 96  municípios.


Empresas parceiras


Em 2022, as 109 empresas parceiras, dos mais variados segmentos comerciais de 37 municípios baianos, apoiaram 169 projetos, sendo 144 de atletas (98 no masculino e 46 no feminino), de 20 modalidades e 25 eventos esportivos. Além deles, três projetos foram voltados para atletas do paradesporto.

 

FazAtleta – Criado em 1999, pela lei 7.539, o programa conta com uma série de empresas parceiras no apoio aos atletas, às equipes e aos eventos, garantindo o sucesso desta política pública ao promover o incentivo e desenvolvimento do esporte amador na Bahia. A participação das empresas ocorre por meio do desembolso de 20% do valor do projeto, tendo, como contrapartida, o abatimento de 80% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.