Economia Solidária
09/03/2023 10:03
Setre reinaugura Centro Público de Economia Solidária para atender empreendimentos do território da Chapada Diamantina
Setre reinaugura Centro Público de Economia Solidária para atender empreendimentos do território da Chapada Diamantina
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) reinaugura, nesta sexta-feira (10), às 17h, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Chapada Diamantina, na rua das Pedras, nº13, Centro, no município de Lençóis.
A Unisol Bahia (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) é a organização social responsável pela gestão do equipamento, que tem como objetivo assessorar uma carteira ativa de 128 empreendimentos de economia solidária. Cooperativas, associações e grupos produtivos de todos os munícipios do território de identidade da Chapada Diamantina receberão orientação financeira, capacitação contábil, jurídica, comercial, de marketing e gestão, assessoria para aquisição de ativos junto às instituições de crédito, além de participar de eventos (feiras, festival, palestras etc).
O titular da Setre, Davidson Magalhães, ressaltou a importância dos Centros Públicos de Economia Solidária como uma política pública com grande êxito econômico às comunidades e ao estado. “São espaços multifuncionais que contribuem para o aperfeiçoamento dos produtos, o conhecimento do mercado e a capacitação dos empreendimentos, o que resulta na geração de renda local e a satisfação dos empreendimentos deste segmento, que constantemente comemora o êxito da sua comercialização”, explicou.
O Governo do Estado da Bahia conta com 15 Centros Públicos de Economia Solidária, equipamento de políticas públicas da Setre, para garantir o atendimento de cerca de 1.920 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), em 18 territórios de identidade, contemplando cerca de 10 mil famílias.
Ascom Setre