• EcoFolia Solidária 2024
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Contracheque no ZAP
  • Portal Transparência Bahia

Economia Solidária

03/03/2023 16:03

Primeira fábrica de chocolates da economia solidária inicia produção em Ilhéus

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) faz a entrega oficial, na segunda-feira (06), da primeira leva de produção da primeira fábrica de chocolates da economia solidária no Brasil, a ChocoSol, sediada em Ilhéus, no sul da Bahia. O secretário Davidson Magalhães e o reitor da Universidade da Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, participam do ato, às 10h30, no campus Soane Nazaré de Andrade, da Uesc.


Com investimento de R$ 523.150,00 (quinhentos e vinte e três mil e cento e cinquenta mil), a fábrica-escola tem como objetivo o beneficiamento do cacau produzido na região por meio da articulação em rede entre os empreendimentos econômicos populares e soldiários, com foco na inovação de processos e produtos, fornecimento de assistência técnica aos agricultores familiares produtores de cacau, buscando a qualificação das amêndoas para produção de chocolate fino.

 

"A ChocoSol representa um avanço na política pública de economia solidária no momento em que aponta para o caminho da criação de uma espécie de "arranjo produtivo territorial solidário", pois se constitui em um moderno equipamento disponibilizado para a aprendizagem, pesquisa e produção social a serviço dos empreendimentos solidários da cadeia do chocolate", avalia o superintendente estadual de Economia Solidária da Setre, Wenceslau Júnior.

 

Os investimentos permitiram a aquisição de insumos, equipamentos e instrumentos necessários à produção de chocolate e derivados, além de equipe contratada para atuar na fábrica-escola. A unidade conta com 10 máquinas em operação, uma câmera fria e 20 tipos de formas de policarbonato e polipropileno numa estrutura de 300m² e tem capacidade mensal de produção de 1,2 tonelada de chocolates.

 

Além da produção de chocolates, o espaço ofertará também formações e contribuirá para a melhoria de produtos por meio da assistência técnica oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul que é parte da política pública do setor fomentada pela Setre. A gestão do equipamento tem a chancela da Associação Beneficente Josué de Castro (ABJC) que já gere o contrato do Cesol Litoral Sul.

 

Serviço

 

O quê:  Entrega oficial da primeira leva de produção da Chocosol

 

Quando: segunda-feira (06), às 10h30

 

Onde: no fundo do Pavilhão Jorge Amado (Campus da Uesc)

 

Ascom/ Setre e Cesol Litoral Sul

 

 

 

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.