• Contracheque no ZAP
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Portal Transparência Bahia

Economia Solidária

23/02/2023 16:02

Cooperativas parceiras do Eco Folia Solidária coletam mais de 140 toneladas de materiais recicláveis

As cinco cooperativas parceiras do projeto “Eco Folia Solidária - o trabalho decente preserva o meio ambiente” coletaram 143 toneladas de materiais recicláveis durante o Carnaval 2023. Mais de 85 toneladas foram de latinhas e o restante de material plástico.

O projeto Eco Folia Solidária é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Com investimento de R$ 1,3 milhão, a ação teve como objetivo dar visibilidade ao trabalho dos catadores, promover a geração de renda e contribuir para a preservação do meio ambiente.

As cooperativas pagaram R$ 5 por cada quilo de latinha coletada, evitando a ação de atravessadores e garantindo preço justo. Todo o material recolhido nas 11 centrais instaladas nos circuitos vai ser prensado para posterior comercialização às empresas de recicláveis.

"Nós passamos dois anos de crise com a pandemia. Poder voltar a trabalhar com dignidade, receber o dinheiro na hora é muito. Poder botar a panela no fogo que o feijão vai chegar", disse Genivaldo Ribeiro, o Tico, coordenador da Cooperguary, cooperativa com mil catadores cadastrados.

O projeto beneficiou 1.840 catadores de cinco cooperativas parceiras, com a distribuição de fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI), como botas, luvas e protetores auriculares. “A ação das cooperativas é fundamental para a conscientização desses catadores de que precisam usar esses equipamentos para a própria proteção”, disse o secretário da Setre, Davidson Magalhães, lembrando que a ação está em sintonia com a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD).

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.