• Contracheque no ZAP
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Portal Transparência Bahia

Economia Solidária

16/02/2023 15:02

Bloquinho do projeto EcoFolia Solidária anima foliões na Barra com mensagem de valorização dos catadores de latinha

Uma fanfarra animada marcou o ritmo do bloquinho do projeto “EcoFolia Solidária – O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente”, que percorreu cerca de um quilômetro no circuito Barra-Ondina, no começo da noite desta quarta-feira (15). A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), visa a valorização do trabalho dos catadores de material reciclável no Carnaval.

Uma equipe de ativação levou um bandeirão alusivo ao EcoFolia e distribuiu ventarolas para os foliões. A presidente das Voluntárias Sociais e primeira-dama, Tatiana Velloso, acompanhou o bloquinho durante todo o percurso. “A economia solidária busca visibilizar e também garantir direitos e dignidade e, principalmente considerando o Carnaval, a inclusão dos catadores e catadoras, que para além da geração de renda, são os nossos guardiões do meio ambiente”, disse.

O titular da Setre, Davidson Magalhães, destacou que a ideia do bloco é chamar a atenção dos foliões para a importância do trabalho dos catadores, que devem ter o reconhecimento da sociedade. “O EcoFolia é um  projeto que não visa apenas agregar valor à coleta seletiva e gerar renda, mas é uma ação articulada com a Agenda Bahia do Trabalho Decente e a preservação ambiental”, destacou.

São 1.840 catadores de cinco cooperativas de coleta seletiva beneficiados com a iniciativa. O projeto distribui fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI) como botas, luvas e protetores auriculares, além de disponibilizar equipamentos como balança e caminhão para as Centrais de Apoio ao Catador. O objetivo é estimular a inclusão socioprodutiva, o trabalho decente e a redução de danos ambientais.

O ator Mateus Pinho, de 23 anos, estava animado acompanhando o bloquinho. “Essa ação dá visibilidade aos profissionais que são super importantes para a nossa sociedade”. A jovem Kailane Lopes, de 20 anos, participava da ativação. “Tô muito feliz em fazer parte disso, sabendo que estou contribuindo para o respeito da sociedade com os catadores”.

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.