• EcoFolia Solidária 2024
  • Inscrições do Programa Bahia Produtiva
  • BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • Contracheque no ZAP
  • Portal Transparência Bahia

Trabalho Decente

13/02/2023 14:02

Setre certifica primeiras turmas de mototaxistas do Projeto Condução Decente

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), certificou 169 mototaxistas das três primeiras turmas do Projeto Condução Decente, em solenidade, na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do SEST SENAT, na Pituba. Com investimento de R$ 260 mil, financiados pelo Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Funcep), o projeto é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

O secretário da Setre, Davidson Magalhães, fez a entrega simbólica do certificado à mototaxista Joelma Cristina Maciel, representando toda a turma. O projeto tem como objetivo oferecer formação por meio do curso de Atualização para Mototaxista, com duração de 14 horas, preparando os profissionais para o mundo do trabalho e buscando impulsionar a reinserção no mercado.

Os mototaxistas receberam equipamentos de segurança individual (EPIs), como capacetes e coletes padronizados. Além da qualificação, o projeto viabiliza toda a documentação necessária para o exercício da atividade. “O governo da Bahia estabeleceu como prioridade a cruzada para o trabalho decente, buscando oferecer condições dignas aos trabalhadores”, disse Davidson, ressaltando que o projeto proporciona aos mototaxistas atuarem com mais segurança.

Com o êxito da iniciativa, o secretário disse pretender ampliar a parceria com o SENAT, implantando o curso em outras cidades da Bahia. Entre os participantes do curso em Salvador, o mototaxista Luis Matias, o primeiro em atividade no país. Aos 69 anos, Luis disse que participou para provar aos demais a sua competência. “Quando a gente chega a uma certa idade, não basta saber fazer, é preciso se mostrar também atualizado”, declarou, parabenizando a iniciativa.

O plano de trabalho prevê a formação de 500 profissionais, entre homens e mulheres, com idade igual ou superior a 21 anos, e em condição de vulnerabilidade social e econômica, cadastrados no CadÚnico - banco de dados que inclui integrantes de programas de assistência social e redistribuição de renda do governo federal. O conteúdo do curso previsto no plano está condizente com os princípios da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), com atuação nos eixos de Saúde e Segurança do Trabalhador (a).

Participaram da solenidade de certificação, o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Rubens Santiago; o deputado federal Daniel Almeida; os vereadores Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira; o presidente do Conselho Regional Bahia do SEST SENAT, Décio Barros; o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, e o presidente do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas da Bahia, Marcelo Barbosa.

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.