• BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • WhatsApp da Ouvidoria Geral do Estado
  • Portal Transparência Bahia
  • FazAtleta
  • Artesanato da Bahia
  • Selo Artesanato da Bahia

Qualificação

23/05/2022 13:05

Governo firma convênio para qualificação de trabalhadores do segmento de vestuário

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e o Sindicato da Indústria do Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest) assinaram, nesta segunda-feira (23), termo de cooperação técnica para qualificar 150 trabalhadores. A cerimônia, que aconteceu no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, em Salvador, reuniu empresários, parlamentares e trabalhadores da área de confecções.

Para o titular da Setre, Davidson Magalhães, o convênio contribui para o fortalecimento de pequenas e médias empresas da capital baiana. “A ação é parte de um trabalho contínuo que estamos realizando para incentivar essa experiência positiva de industrialização vinculada ao desenvolvimento local. Ver esses empreendimentos funcionando, após dois anos de pandemia, é uma demonstração de força e resistência do arranjo produtivo local de confecções”, destacou.

O presidente do Sindvest, Hari Hartmann, reforçou a importância da convergência entre a iniciativa privada e o setor público. “Diante dos altíssimos índices de desemprego, percebermos a necessidade do treinamento de mão de obra especializada. Os trabalhadores qualificados serão absorvidos por nossas indústrias, que têm uma grande demanda reprimida. A manutenção dessa parceria, certamente, resultará em um grande salto de desenvolvimento dessa região”, afirmou.

Equipamentos – Na oportunidade, foram entregues máquinas, adquiridas através de emendas parlamentares, que vão integrar o núcleo de alta tecnologia do polo têxtil, facilitando a finalização das peças de vestuário.

Também participaram do evento o presidente do APL de Confecções de Salvador, José Loyola Neto, o síndico do Condomínio Bahia Têxtil, Hebert Emílio Carrera Castro, a deputada federal Lídice da Mata, a deputada estadual Olívia Santana e o chefe de gabinete do deputado federal Daniel Almeida, Bruno Timóteo.

Polo de Confecções – O Condomínio Bahia Têxtil abriga mais de 20 empreendimentos das áreas de fardamento, moda e fitness, gerando cerca de 800 empregos. O espaço, inaugurado em 2002, é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, o município de Salvador e os pequenos empresários industriais.

Ascom Setre

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.