• BahiaMEI - Faça sua inscrição!
  • WhatsApp da Ouvidoria Geral do Estado
  • Portal Transparência Bahia
  • FazAtleta
  • Artesanato da Bahia
  • Selo Artesanato da Bahia

25/04/2022 10:04

SineBahia recebe a 12ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico

A 12ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico acontece nesta quarta-feira, 27 de abril, com atividades na unidade central do SineBahia, localizada no Terminal de Integração de Pituaçu, em Salvador, e no YouTube. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com uma programação composta de apresentação de estudos, debates e atrações culturais.

A cerimônia de abertura será realizada às 9h, com a presença de secretários estaduais, parlamentares e representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticos da Bahia (Sindoméstico-BA), da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Bahia (OAB-BA).

Em seguida, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) expõe os dados da pesquisa “Quem Cuida das Cuidadoras – Trabalho Doméstico Remunerado em Tempos de Coronavírus” e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) utiliza informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua para abordar o tema “Mercado de Trabalho Doméstico Baiano – Cenário Recente”. A partir dos estudos apresentados, ocorre um debate sobre o panorama, as perspectivas e os desafios do trabalho doméstico no estado.

Estão previstas também a apresentação musical da cantora Graça Onasilê, recital poético de Udi Santos, poeta, compositora e cantora e desfile com a participação das trabalhadoras.

Live – No mesmo dia, das 18h às 20h, acontece a transmissão ao vivo, pelo canal youtube.com/c/SinaitDSBA, sobre o projeto “Combate a Exploração no Trabalho Doméstico Promovendo o Trabalho Decente”, desenvolvido há um ano pela SRT/BA.