• Orientações Covid 19
  • Artesanato da Bahia
  • FazAtleta

Institucional

11/11/2021 09:11

Setre realiza gestão documental com geração de renda

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizou, nos dias 25 e 26 de outubro, uma ação de descarte legal e consciente de documentos. A iniciativa das Diretorias Geral e Administrativa, por meio da Comissão de Avaliação de Documentos e equipe do Arquivo Central, conseguiu eliminar cerca de 1.650 caixas arquivos, com aproximadamente 8,1 toneladas de documentos inutilizáveis em papel.

Iniciado em agosto de 2020, o projeto de Gestão de Documentos, por meio da implementação do Plano de Gestão Arquivística de Documentos Públicos para o Desenvolvimento da Informação Administrativa, visa colaborar com a administração pública no exercício da cidadania, responsabilidade social, geração de renda e desenvolvimento sustentável. Além de proporcionar a redução do volume de documentos produzidos e armazenados nas repartições públicas e que perderam seu valor primário/secundário, o plano contribui para o bem-estar dos servidores estaduais e apoia o desenvolvimento social dos trabalhadores das cooperativas de reciclagens da Bahia, colaborando com a preservação do meio ambiente para gerações futuras.

Os materiais recicláveis são doados ao Programa Recicle Já Bahia, da Secretaria Estadual de Administração (Saeb), que repassa para diversas cooperativas. O programa do Governo do Estado tem o objetivo de realizar a coleta seletiva para reciclagem e reutilização de resíduos produzidos nos órgãos estaduais, contribuindo para geração de novas oportunidades, melhoria da qualidade de vida, evitando danos à saúde pública e ao meio ambiente, entre outros benefícios.

A equipe de trabalho da Setre estima analisar e descartar, até o final deste ano, aproximadamente 20 toneladas de documentos em papel.

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.