• Agende sua mamografia em Salvador - Clique aqui
  • Orientações Covid 19
  • Artesanato da Bahia
  • FazAtleta

Artesanato

22/09/2021 11:09

Feira Artesanato da Bahia encerra temporada em Juazeiro

A Feira Artesanato da Bahia chega a Juazeiro, onde encerra seu itinerário, nos dias 24 e 25 de setembro (sexta e sábado), das 14 às 21 horas, no Espaço Cultural da Casa do Artesão. A cidade turística de Porto Seguro, que seria o sétimo município visitado, teve a sua participação adiada para data ainda não definida.  
 
Desde o mês de agosto, a feira passou por Aratuípe, Lençóis, Jacobina, Vitória da Conquista e Cachoeira, sempre reunindo o melhor do artesanato de cada região e incentivando a retomada econômica do setor. 
 
Juazeiro deverá reunir os trabalhos manuais criados pelas artesãs e artesãos de oito Territórios de Identidade: Irecê, Sisal, Sertão do São Francisco, Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste II, Portal do Sertão, Itaparica e Piemonte Norte do Itapicuru. 
 
A diversidade cultural da região se traduz na rica produção artesanal decorativa e utilitária, utilizando matérias-primas diversas. Da palmeira do licuri e do sisal, com forte atuação das mulheres, saem as matérias-primas para os produtos feitos com a técnica dos trançados. Desta técnica também surgem as redes de dormir trançadas pelos indígenas. No território, também é forte a produção de panelas de barro moldadas à mão e queimadas nos fornos de telhas. Já a delicadeza dos bordados e rendas contrastam com a rusticidade do couro, presentes nas roupas dos vaqueiros. 
 
A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Associação Fábrica Cultural. O evento conta com a parceria do Sebrae Bahia, Sistema Faeb/Senar Bahia, Cesol Sertão do São Francisco e Casa do Artesão de Juazeiro e com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro. 
 
PASSAGEM POR CACHOEIRA

Um grande público de compradores participou da Feira Artesanato da Bahia, no último fim de semana (18 e 19 de setembro), em Cachoeira. O evento reuniu produtos de artesãs e artesãos dos municípios do Recôncavo e vizinhos da Baía de Todos-os-Santos. Mais uma vez, o evento cumpriu o objetivo de dar maior destaque a identidade regional do artesanato, além de promover uma maior interatividade entre o público e o artesão. Muitos puderam conferir de perto as peças sendo criadas durante a feira. 
 
“No último fim de semana, a Feira Regional do Artesanato da Bahia, em Cachoeira, apresentou a imensa riqueza e diversidade do artesanato produzido no Recôncavo, região de tantas lutas e berço da cultura baiana. Foram dois dias intensos de apresentações culturais locais, visitantes da região e um intenso fluxo de vendas, que propiciaram geração de renda ao segmento artesanal e aos serviços de receptivo e hospedagem aos turistas que vieram à cidade por ocasião do evento. Agora, seguimos com toda essa energia para Juazeiro”, afirma Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.  
 
Na véspera do evento, na sexta-feira, as artesãs e artesãos participaram do Encontro Regional de Artesãs e Artesãos, que reuniu representantes do setor e do poder público. Na mesa presidida por Ângela Guimarães, foram apresentadas as políticas públicas do Governo do Estado para o setor artesanal. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.