• Vagas Parque Solar Jacarandá em Juazeiro
  • Em breve um RH Bahia como você nunca viu
  • Selo Artesanato da Bahia
  • Atendimento sobre Seguro Desemprego

Trabalho Decente

27/10/2020 08:10

Forumat promove debate sobre saúde mental do trabalhador

Saúde Mental e Relações de Trabalho é o tema do Webinário Carlos Valadares, que será realizado pelo Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat) amanhã (28), às 17h. Com transmissão pela plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/88534775346), o debate vai reunir a psicóloga Bianca Pistório, a médica do trabalho Eliane Sales e a auditora fiscal do trabalho Odete Cristina Reis.

O objetivo é discutir as implicações dos ambientes e das relações laborais na saúde e adoecimento dos trabalhadores e, a partir das reflexões, desenvolver ações integradas para promoção da saúde mental e prevenção de transtornos, fortalecendo a implementação de uma agenda de trabalho decente na Bahia.

O evento homenageia o médico do trabalho e militante Carlos Valadares, que faleceu no último dia 20. Valadares atuou em diversos sindicatos baianos e no Polo Industrial de Camaçari na defesa da saúde da classe trabalhadora. Foi um dos responsáveis pela implantação do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, criado em 1988, na capital baiana. Além disso, publicou livros sobre doenças que podem estar relacionadas ao trabalho, entre elas o sofrimento mental.

Forumat - Coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o fórum é integrado por instituições públicas, representantes das três esferas de governo, de trabalhadores e de empregadores, além de outros segmentos da sociedade civil. Realiza ações no âmbito estadual, com objetivo de debater situações de risco decorrentes das atividades nos ambientes de trabalho.

As iniciativas buscam traçar estratégias e construir propostas de melhoria das condições laborais. O Forumat incorpora as ações da Câmara Temática de Saúde e Segurança do Trabalhador da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

Ascom Setre

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.