• II Festival de Economia Solidária
  • SineBahia Mulher
  • Unidades do SineBahia
  • Carteira Nacional do Artesão e Artesã
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Esporte e Lazer

04/07/2019 11:07

Campeão mundial de parajiu-jitsu é o primeiro autista apoiado pelo FazAtleta

O baiano Igor Nogueira, campeão mundial de parajiu-jitsu, é o primeiro atleta autista a ser contemplado pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paraolímpico (FazAtleta). 

Coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o programa já concedeu apoio a 71 projetos de atletas e de eventos esportivos em 2019, com um investimento de aproximadamente R$ 3,4 milhões.

Nas redes sociais, Igor comemorou a participação no FazAtleta. “28 de junho é considerado pra mim dia de mais uma vitória. A das que mais lutei para conseguir, ser reconhecido pela minha história. Na manhã de hoje fui diplomado como Atleta Patrocinado pelo programa através da empresa Bahiagás”, destacou o atleta em postagem no Facebook.

O apoio inclui o pagamento de despesas em viagens, aluguel de equipamento esportivo, contratação de seguro de vida, aquisição de material esportivo, recebimento de bolsa-auxílio para o atleta que se dedique exclusivamente à prática do esporte e remuneração para o técnico que o acompanha.

Diagnosticado aos sete anos de idade com Transtorno do Espectro Autista do nível moderado, Igor encontrou no jiu jitsu uma forma de superar limitações e tornou-se um campeão dos tatames. O baiano conquistou a medalha de ouro, na divisão, e a prata, no absoluto, nas competições de ParaJiu-Jitsu do World Pro, da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF), em 2018. Além disso, coleciona medalhas de prata e de bronze de competições estaduais.

FazAtleta

Criado em 1999, o programa funciona através da concessão de abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é dado às empresas situadas na Bahia e que apoiam financeiramente projetos esportivos de atletas, equipes ranqueadas e eventos do calendário das federações e/ou confederações que se enquadram na categoria de esporte amador, olímpico e paralímpico.  

Ascom Setre

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.