• Unidades do SineBahia
  • Carteira Nacional do Artesão e Artesã
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Prêmio Boas Práticas

Trabalho Decente

11/04/2019 19:04

OIT comemora 100 anos com espetáculo no Teatro Castro Alves

A força da música baiana cobriu o palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), na tarde desta quinta-feira (11), para celebrar o centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT), primeira agência especializada das Nações Unidas (ONU). A data foi comemorada com uma transmissão global ao vivo, para 24 países e durante 24 horas, mostrando a pluralidade trabalhista da OIT. 

“É um evento para celebrar os 100 anos de história da organização, que abre espaço para que representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores dos Estados-membros participem em situação de igualdade das diversas instâncias da organização, no objetivo de garantir que as pessoas tenham condições justas de trabalho”, afirmou o diretor do Escritório da OIT no Brasil, Martin Hahn. 

A organização tem uma história de luta marcada por três pilares: direitos dos trabalhadores, justiça social e igualdade de oportunidades. Embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Daniela Mercury idealizou, dirigiu e protagonizou o espetáculo no TCA gratuitamente, com participações especiais do Ilê Ayê e da Banda Didá. 

“[Na apresentação], eu tentei contar um pouco das conquistas históricas ao longo do contexto do show, como a luta contra a escravidão no trabalho e a diversidade de gênero no trabalho. O que fizemos aqui foi uma celebração da democracia, da igualdade e do respeito aos direitos humanos”, explicou a cantora.

Com ingressos gratuitos, o evento foi apoiado pelo Governo do Estado. Além do espetáculo, o público conferiu uma exposição fotográfica sobre profissionalização e inclusão de jovens a partir da parceria da OIT com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e as atividades da Agenda Bahia de Trabalho Decente, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A mostra é composta por imagens feitas pelo fotógrafo irlandês Jason Lowe. 

OIT

Fundada em 1919, para promover a justiça social, a OIT é a única agência das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, na qual representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores de 187 Estados-membros participam em situação de igualdade das diversas instâncias da organização.

A missão da OIT é promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Para a OIT, o trabalho decente é condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Secom Bahia
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.