• Unidades do SineBahia
  • Carteira Nacional do Artesão e Artesã
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Prêmio Boas Práticas

Esporte e Lazer

14/03/2019 15:03

Quadra da Uneb irá beneficiar público interno e comunidade do entorno

Maior interação entre as comunidades acadêmica e de moradores do entorno. Essa é a principal conquista destacada na manhã desta quinta-feira, 14, durante a cerimônia de entrega da obra de recuperação e requalificação da quadra de esporte do Campus 1 da Uneb, situado no bairro do Cabula.

Além da quadra com cobertura, o equipamento esportivo dispõe de arquibancada e vestiários (M/F). Realizada em duas etapas, a obra de requalificação foi garantida com recursos da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, num investimento de R$650 mil aproximadamente.

Autoridades e professores participaram do ato de entrega da obra além, de presença representativa de estudantes, atletas e participantes de projetos sociais desenvolvidos pela Uneb com a comunidade do entorno, evidenciando que a utilização do espaço por um público diverso promete mesmo ser mais do que nunca a rotina diária do equipamento esportivo.

Presente à cerimônia, o secretário do Trabalho e do Esporte, Davidson Magalhães, destacou a importância da ação numa Universidade pública. “Espaço como este crescem de importância num momento como o que estamos vivendo, onde as universidades públicas brasileiras estão ameaçadas pela nova política federal de Educação”.

O secretário explicou que o novo equipamento, além de atender o público interno e dos projetos já existentes, “vai abraçar também um projeto de iniciação esportiva para a comunidade que a Setre e a Sudesb irão oferecer a partir dos próximos meses”, observou Davidson, referindo-se ao edital, já aberto pelo Governo e que prevê o atendimento a 400 crianças e jovens (7 aos 17 anos) do Cabula e bairros adjacentes com aulas de iniciação esportiva das modalidades de  futsal, vôlei e capoeira.

JUBs – O secretário também destacou que o novo espaço esportivo será um dos utilizados nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que depois de 51 anos voltam a ser sediados na Bahia. Segundo informou o gestor, a Setre e a Sudesb irão iniciar uma série de reuniões de mobilização junto a reitores das universidades públicas e privadas, além dos Institutos federais, com vistas a garantir uma grande participação dos estudantes baianos na competição nacional, agendada para acontecer de 19 a 27 de outubro próximo.

Já o diretor geral da  Sudesb, Vicente Neto, enfatizou o aspecto positivo da criação de espaços que possam ser utilizados pelo público interno e também pela comunidade externa. “Essa integração é muito salutar e é defendida pelo governador Rui Costa para que se torne uma prática cada vez mais comum em nosso estado. No que depender da Setre e da Sudesb, vamos trabalhar forte nesse tipo de iniciativa”, falou o diretor.

Integração – Para o reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, a obra da quadra e também da piscina construída no passado pela Sudesb no Campus de Gunambi são fundamentais para propiciar a integração da instituição de ensino com a comunidade externa. No seu entendimento, é por meio da “educação, do esporte e de uma política de integração entre toda a sociedade que podemos evitar tragédias como a presenciada ontem numa escola da cidade de Suzano, em São Paulo”.

Segundo o reitor, a quadra da Uneb é o único espaço de lazer existente no entorno do campus do Cabula. “Nosso compromisso é continuar investindo em iniciativas como essa, ampliando sempre as possibilidades de parceria com a população vizinha aos nossos campi”, resaltou o gestor.

A obra foi concluída na gestão do então diretor da Sudesb, Elias Dourado, também presente à cerimônia de inauguração. Contente com a entrega da quadra, o ex-diretor falou da sua expectativa positiva de que “o espaço possa ser bem utilizado por todos, contribuindo com a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar de todas as pessoas e projetos que irão usufruir deste equipamento esportivo”.

Fonte: Ascom Sudesb 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.