• Unidades do SineBahia
  • Carteira Nacional do Artesão e Artesã
  • RH Bahia
  • RH Bahia

Qualificação

11/12/2018 08:12

Trabalhadores de Salvador concluem curso de Doces e Salgados

O curso de Doces e Salgados do Programa Qualifica Bahia representou um incremento na renda da soteropolitana Viviane Moreira, 27 anos. “Tenho uma guia no bairro onde moro e durante o curso aprendi receitas rápidas e práticas. Agora, além de pastel e batata frita, estou vendendo também empanada e empada que comecei a fazer depois das aulas. Foi uma experiência maravilhosa”, avalia.

Em uma cerimônia realizada ontem (10), no Centro Social Urbano (CSU) de Cosme de Farias, na capital baiana, Viviane recebeu o certificado de conclusão do curso. No total, 20 pessoas foram certificadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), durante a solenidade.

Ao longo de 200 horas, os participantes discutiram temas como direitos humanos, educação ambiental, cooperativismo e noções de direito trabalhista. Na parte profissionalizante, aprenderam como preparar uma variedade de doces e salgados, de acordo com as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança e higiene.

“Já fazia algumas coisas e o curso foi a oportunidade de aperfeiçoar e aprender novas receitas, como quiche, quibe, pãozinho e panetone. Algumas delas já estão fazendo sucesso no meu bar”, conta  Lígia de Jesus, 48 anos, que também concluiu a formação.

Para o superintende de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandro Reis, “os cursos do Qualifica Bahia contribuem na geração de emprego e renda, especialmente em um momento de descenso de postos de trabalho com carteira assinada e de reconfiguração do mundo do trabalho”.

Também participaram da solenidade de certificação, o representante do Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Ceteb), instituição executora do curso, Hélio Passos; a coordenadora estadual de Qualificação Profissional, Kadine Bárbara; a assessora parlamentar, Marleide Nogueira e o demandante do curso, Genivaldo Martins.

Ascom Setre

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.