• Festival Boas Práticas da FUNTRAD

Trabalho, Emprego e Renda

30/11/2018 14:11

Projeto certifica e premia mulheres empreendedoras

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do microempreendorismo feminino, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Avon, realizou uma Oficina de Formação em Pequenos Negócios, em Salvador. A atividade integrou a programação do Conexão Trabalho e contemplou 75 mulheres, que foram certificadas nesta sexta-feira (30), em uma cerimônia realizada no Hotel Sol Barra, na capital baiana. Na oportunidade, as 20 microempreendedoras que mais se destacaram durante o projeto foram premiadas pela empresa de cosméticos.

“Retomei a produção de bijuterias quando fiquei desempregada, em julho deste ano. Nunca tive prejuízo, mas também não entendia bem da parte financeira e a oficina ensinou como calcular o preço das peças e organizar o fluxo de caixa. Foi uma experiência muito importante”, avalia Carla Silva, 35 anos, uma das premiadas.

Empreendedora do ramo de alimentos há 4 anos, Mariana Bonfim também se destacou na oficina. “Faço parte de uma família de sete mulheres que desenvolve as receitas, produz e comercializa sequilhos de mais de 15 tipos, desde o tradicional amanteigado até variações exclusivas, como o de tapioca craquelada. Sem dúvida, a formação vai se desdobrar em resultados positivos para os nossos negócios”, conta.

Além da capacitação, as mulheres participaram de uma mostra de produtos, realizada no Terminal Rodoviário de Pituaçu, nos dias 22 e 23 de novembro. “Foi um momento extremamente importante, que deu visibilidade para a nossa produção. Hoje, eu já tenho retorno de pessoas que conheceram o meu trabalho na feira”, acrescenta Mariana.

Presente na certificação, o titular da Setre, Vicente Neto, reforçou que o objetivo do Conexão Trabalho é ampliar o alcance dos serviços que a secretaria desenvolve. “Em parceria com o setor produtivo, o projeto apresenta um leque de oportunidades de geração de emprego e renda, principalmente para as trabalhadoras e os trabalhadores em maior condição de vulnerabilidade. Mesmo com todas as dificuldades financeiras, esse tipo de iniciativa será mantida pelo Governo do Estado”, anunciou.

Também participaram da solenidade, o superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Alexandro Reis; a presidenta da Unegro na Bahia, Sirlene Assis; o gerente do Centro de Distribuição da Avon da Bahia, Carlos Tadeu; a gerente de vendas da Avon, Taís Fernandes; e a instrutora da oficina, Leila Santos.