Institucional

31/10/2018 14:10

Servidoras da Setre participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promoveu na manhã desta quarta-feira (31), a palestra “Câncer de Mama – Problema de Saúde Pública”. Ministrada pela enfermeira e coordenadora da Rede de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Fátima Rocha, a palestra aconteceu no Espaço Crescer, como parte da programação do Outubro Rosa e das comemorações do Dia do (a) Servidor (a) Público (a).

Na oportunidade, as participantes receberam orientações para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença. “Aproveitamos para difundir as ações de autocuidado, alertar para os fatores de risco e a importância da realização anual da mamografia para as mulheres a partir de 40 anos. É importante levar esses conhecimentos ao maior número de pessoas para que elas se conscientizem e atuem também como multiplicadoras”, afirmou a palestrante.

Para a chefe de gabinete da secretaria, Ângela Guimarães, por conta das duplas ou triplas jornadas de trabalho, as mulheres, muitas vezes, acabam descuidando da saúde. “Nossa intenção com essa atividade foi trazer um alerta para que elas reservem também um tempo para cuidar da saúde física e mental, evitando o adoecimento e o diagnóstico tardio das doenças”, explicou.

Servidora da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) da Setre, Thyara Ribeiro acompanhou a palestra e aprovou a iniciativa. “Tenho histórico de câncer de mama na família, por isso minha atenção precisa ser redobrada. O tema tem que ser pautado sempre porque é uma doença que ainda mata muitas mulheres”, destacou a servidora.

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.