28/06/2018 12:06

Desempenho econômico da Bahia é tema de reunião da Agenda Bahia do Trabalho Decente

Um panorama da economia baiana foi apresentado na manhã desta quinta-feira (28), durante reunião do Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Bahia, Ana Georgina Dias, contextualizou o desempenho do estado no cenário nacional, a partir de uma série de índices, entre eles o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a variação do emprego e a participação dos diferentes setores econômicos.

“Um indicador positivo da Bahia, neste momento, é a balança comercial. O estado tem sido muito mais exportador do que importador. Além disso, as contas do estado estão equilibradas, o nível de endividamento é muito pequeno e a arrecadação ensaia uma recuperação, que esperamos que se concretize”, destacou Ana Georgina.

Na oportunidade, o coordenador da ABTD, Juremar de Oliveira, e os demais conselheiros do Comitê Gestor comentaram os dados e tiraram dúvidas sobre o diagnóstico apresentado pelo Dieese.

Comitê Gestor

Criado em 2008, o Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente é formado por 32 entidades e reúne representações diversas de nossa sociedade, ao agregar vários atores e instituições para a promoção de suas ações. Além da Setre e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), são parceiros na construção da ABTD, as secretarias estaduais: SJDHDS, Saeb, Sesab, SPM, Sepromi, SEC, Seagri, Secti, SICM e Seplan.

Também participam do colegiado: Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda; Ministério Público do Trabalho; Amatra-5; Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Força Sindical; Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Central Única dos Trabalhadores; União Geral dos Trabalhadores; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego; Fecomércio-Ba; Femicro-Ba; Fundação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia; Fundacentro; Assembleia Legislativa da Bahia; Tribunal de Justiça da Bahia; e Tribunal Regional do Trabalho.