Esporte e Lazer

16/06/2018 12:06

Fórum reúne profissionais de Educação Física da Bahia

Palestras e rodas de conversa marcaram o I Fórum Baiano dos Profissionais de Educação Física que aconteceu na manhã deste sábado (16), em Salvador. Durante o evento, realizado na Unifacs - Campus Paralela, profissionais e estudantes da área tiveram a oportunidade de aprofundamento em temas de interesse da categoria.

Um dos palestrantes do evento foi o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Vicente Neto, que apresentou um panorama das políticas públicas do esporte. Em sua fala, o titular da Setre recordou ações desenvolvidas durante sua passagem pelo Ministério do Esporte, como a ampliação do orçamento da pasta e a criação de programas voltados para o esporte de participação popular, como o Segundo Tempo, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e o Forças no Esporte. 

No âmbito estadual, Vicente destacou o legado dos megaeventos esportivos e as conquistas após a criação da Lei nº 12.585, de 2012, que instituiu a Política de Esporte e Lazer da Bahia. “É uma legislação recente, mas que tem garantido avanços significativos, seja no plano do financiamento, com o Bolsa Esporte, o Bolsa Atleta e os editais que a Sudesb publica com frequência; nos investimentos na formação de gestores e na infraestrutura esportiva. Neste momento mais de duas dezenas de obras de recuperação e construção de equipamentos esportivos estão sendo realizadas pela Sudesb, em diversos municípios baianos”, afirmou o secretário.

Programação

Durante o fórum, o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Paulo César Vieira Lima apresentou um panorama atual da profissão. A deputada federal Alice Portugal, por sua vez, falou sobre as implicações do Projeto de Lei n° 9539/18 para o Profissional de Educação Física. Já a importância da Associação Classista de Educação e Esporte na Bahia (ACEB), no cenário da formação e desenvolvimento do profissional de Educação Física, foi abordada pela presidenta da associação Marinalva Nunes, e pelo professor Alessandro Felizola. O presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado da Bahia (SINPEF - BA), Jehorvan de Melo, falou sobre o papel da entidade na orientação e defesa dos direitos da categoria.

O I Fórum Baiano do Profissional de Educação Física foi uma iniciativa da ACEB, em parceria com a Associação de Personal Trainer da Bahia (ASEPT) e o SINPEF - BA. O evento contou ainda com o apoio da Setre e do Conselho Regional de Educação Física 13ª Região (CREFI-Ba/Se). 

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.