• FazAtleta recebe projetos
  • Unidades do SineBahia
  • Carteira Nacional do Artesão e Artesã
  • Prêmio Servidor Cidadão

Trabalho, Emprego e Renda

08/06/2018 14:06

Serviços do SineBahia chegam ao bairro de São Cristóvão

Dicas de como se portar em uma entrevista, orientações sobre como preparar um currículo e dinâmicas de grupo nortearam a manhã dos moradores de São Cristóvão, em Salvador, que participaram da ação itinerante do SineBahia no bairro. Enquanto aguardavam a chamada para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou ter acesso ao serviço de Intermediação de Mão de Obra, os candidatos acompanhavam a palestra sobre Empregabilidade, ministrada pela psicóloga Juliete Barreto.

Durante a atividade, 130 trabalhadores foram cadastros no Sistema Público de Emprego, 42 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos em empresas da capital baiana e 20 CTPS foram emitidas.

Morador do bairro de Mussurunga, Paulo Santos Conceição, 20 anos, estava em busca da sua primeira chance no mercado de trabalho formal. Com Ensino Médio completo, ele já fez estágio na área automotiva e estava na expectativa de conseguir uma carta de encaminhamento para trabalhar na área de atendimento ao cliente. "Vou fazer o cadastro pela primeira vez no SineBahia. O que eu quero é trabalhar!", ressaltou o jovem.

Há dois anos desempregada, Maiara de Ferreira, 21 anos, também participou da atividade na esperança de encontrar uma oportunidade para retornar ao mercado de trabalho. "Moro com meu marido e minha filha. Atualmente só temos a renda dele em casa. Meu último trabalho foi de atendente e com carteira assinada", explicou.

Ansiosa para trabalhar, Gilda Santos, 22 anos, aproveitou para solicitar a 1ª via da Carteira de Trabalho e demonstrou interesse em integrar o mercado de trabalho formal: "Lá em casa estão todos desempregados, só meu pai que é aposentado. Já vendo pequenas coisas de revistas, agora, quero uma oportunidade registrada".

“Parte integrante da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o SineBahia conta com unidades em 120 municípios baianos e promove também ações itinerantes na capital e interior, visando levar serviços gratuitos para as comunidades”, explicou o coordenador de Intermediação de Mão de Obra da Setre, Hildásio Pitanga.

Ascom SineBahia

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.