• FazAtleta recebe projetos
  • Unidades do SineBahia
  • Carteira Nacional do Artesão e Artesã
  • Prêmio Servidor Cidadão

Trabalho, Emprego e Renda

30/05/2018 14:05

Taxa de desemprego diminui em abril na Região Metropolitana de Salvador

O índice de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador (RMS) diminuiu entre março e abril de 2018, passando de 25,7% para 25,2% da População Economicamente Ativa (PEA). A informação é da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que foi apresentada nesta quarta-feira (30).

Ainda de acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego aberto reduziu de 18,7% para 18,1%, e a taxa de desemprego oculto passou de 7,0% para 7,1%. O contingente de desempregados na RMS, no mês abril, foi de 508 mil pessoas, 5 mil a menos em relação ao mês anterior. A redução decorreu do aumento do nível de ocupação (1,7%, ou mais 25 mil postos de trabalho), em número superior ao crescimento da PEA (1,0%, ou entrada de 20 mil pessoas na força de trabalho da região). A taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – elevou-se, ao passar de 58,6%, em março, para 59,1%, em abril.

Segundo os setores de atividade econômica analisados, houve crescimento no número de ocupados nos Serviços (3,8% ou 35 mil), relativa estabilidade na Construção (-0,9% ou -1 mil) e declínio no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-2,3% ou -7 mil pessoas) e na Indústria de transformação (-1,8% ou -2 mil).

Ascom Setre
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.