• Festival Boas Práticas da FUNTRAD

Trabalho, Emprego e Renda

16/04/2018 12:04

Partiu Estágio contrata mais de 1.300 jovens em todo o estado

Oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens estudantes. É com esta finalidade que o governador Rui Costa realizou a assinatura do termo de compromisso dos estudantes convocados pelo programa Partiu Estágio nesta segunda-feira (16). Neste edital foram convocados 1.327 candidatos em todo o estado.

“O estágio sempre existiu no Estado, só que não tinha um regulamento único, e cada órgão fazia de um jeito. Aqui nós estamos dando a oportunidade de forma transparente. A inscrição é pela internet. Os critérios de seleção são transparentes, publicados previamente em decretos, e, portanto, nós já temos mais de cinco mil jovens fazendo estágios na Bahia, tanto de universidades públicas como de universidades privadas”, afirmou o governador, que anunciou ainda que mais mil jovens serão convocados em breve.

O governador Rui Costa explicou ainda que um dos critérios para a admissão dos jovens no programa é que eles sejam inscritos no CadÙnico. “Fico feliz porque, junto com o programa Primeiro Emprego, que nós também já temos mais de cinco mil jovens, nós vamos somando aí mais oito mil do Mais Futuro, em que o estudante universitário recebe uma bolsa através das universidades estaduais; e temos um total de 18 mil jovens recebendo um apoio do Governo do Estado como incentivo aos estudos”, acrescentou.

O Programa foi criado em 2017 e em seu primeiro ano de realização contratou 5.833 jovens. O Partiu Estágio é voltado para os jovens estudantes universitários que não conseguiram se inserir no mercado trabalho e oferece oportunidades em várias áreas do conhecimento.

O secretário da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Vicente Neto, destacou a importância das ações sistêmicas de governo. “São ações integradas do Governo da Bahia, que juntam programas como Partiu Estágio, Primeiro Emprego e Mais Futuro e que vão garantindo oportunidades para a juventude da Bahia, que através desses programas dispõem de chances reais de inserção no mercado de trabalho e de adquirir experiência com a sua atividade laboral”, destacou o gestor da pasta.

A estudante do 7º semestre de Psicologia, Vanessa da Silva Braga, 22 anos, é uma das contempladas nessa nova etapa do projeto. Vai ter a oportunidade de estagiar pela primeira vez, na Setre. “Estou muito feliz com a oportunidade de aprender e pegar esse engajamento”.

Na cerimônia desta segunda, mais de 700 jovens assinaram o contrato, de Salvador e Região Metropolitana, mas é importante destacar que em toda a Bahia os diversos órgãos já estão prontos para assinar os termos de compromisso e iniciar o estágio.