• Festival Boas Práticas da FUNTRAD

Trabalho Decente

07/02/2018 10:02

Apoio aos catadores foi uma das ações apresentadas no lançamento da "Fique de Olho!"

A Operação Carolina de Jesus, ação do Governo do Estado que vai apoiar 1.500 catadores durante o Carnaval, foi uma das ações apresentadas durante o lançamento da campanha “Fique de Olho!”, da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O evento aconteceu terça-feira (6), no foyer no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Com investimento no valor de R$ 820 mil, a Operação Carolina de Jesus disponibiliza kits contendo camisa, calça, bota, luva e protetor auricular. Além disso, os catadores recebem água e refeições diárias nas centrais de apoio, que funcionam na Ladeira da Montanha, Politeama, Barra, Ondina e Nordeste de Amaralina. Nessas centrais é efetuada a compra do material coletado pelos trabalhadores avulsos, praticando preços justos.

“Além do apoio financeiro e estrutural, a campanha dá dignidade a esses catadores e catadoras, na medida em que oferece boas condições de trabalho e reconhecimento”, destaca a secretária Olívia Santana (Setre), presente no evento.

Também são parceiras nesta ação, as secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Meio Ambiente (Sema).

Fique de Olho

A campanha “Fique De Olho!”, alerta a população para a denúncia contra o trabalho infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a violação dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis (LGBT), idosos e pessoas com deficiência. O padrinho deste ano é o cantor Carlinhos Brown, que não cobrou cachê para participar da campanha. 

Durante todo o carnaval, a SJDHDS realizará a distribuição de material informativo em terminais rodoviários, portos, aeroportos, hotéis, pousadas, pontos de táxis, entre outros locais. Mais de 110 profissionais atuarão na prestação de informações sobre os canais de denúncia e pontos de atendimento no circuito da folia, além de orientar o público sobre os serviços disponíveis na rede de atendimento. A campanha será realizada através de abordagens em locais estratégicos da cidade, alertando a população quanto ao caráter criminoso da violência sexual e do trabalho infantojuvenil. 

No lançamento, o Secretário da SJDHDS, Carlos Martins, falou da diversidade cultural que é o carnaval e, por isso, a importância das ações intensificadas no combate a todo e qualquer tipo de violações de direitos. “O carnaval é a maior festa popular do planeta. Recebemos turistas de todos os lugares, portanto é prioritário fortalecer nossas ações de parcerias com o poder público e  sociedade civil para garantir a proteção aos nossos grupos mais vulneráveis, como LGBT, infantojuvenil, idosos, deficientes e mulheres, por exemplo. Confiamos que esse trabalho irá proporcionar um carnaval de paz e de todos, respeitando e convivendo com as diferenças”, declarou o Secretário na abertura do evento, que ainda agradeceu ao padrinho Carlinhos Brown por ter abraçado a campanha e, que, infelizmente não pôde estar presente por conta da agenda. 

O evento contou também com a presença de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Plan International, além das secretárias estaduais, Fábia Reis (Sepromi) e Julieta Palmeira (Políticas para Mulheres). 

Ascom/Setre


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.