• Feira de Artesanato da Bahia

Trabalho, Emprego e Renda

04/12/2017 17:12

Governo certifica trabalhadoras e entrega equipamentos em Lauro de Freitas

Vinte mulheres do município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, ganharam, nesta segunda-feira (4), um reforço importante do Governo do Estado na busca do emprego e na geração de trabalho e renda. Elas foram certificadas no curso de corte e costura pelo Programa Qualifica Bahia, realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Na oportunidade, as trabalhadoras receberem ainda 20 máquinas de costura, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e Cidadania (SJDHDS), por meio do Programa Vida Melhor.

Umas das concluintes do curso, Marli da Silva Santana Lima, 43 anos, que já trabalha de forma autônoma, produzindo roupas sob medida, elogiou a iniciativa. “O curso ofereceu noções de empreendedorismo e orientações sobre modelagem, conhecimentos estes, que eu ainda não tinha e que vão contribuir muito para o meu trabalho. Já estou sentindo os resultados da formação, estou produzindo mais, de forma mais organizada e com mais qualidade”, explica.

Para a dona de casa Janilda Ferreira, 53 anos, o curso vai contribuir para a autonomia financeira. “Já tinha vontade de aprender, mais os cursos são caros e eu não tinha como arcar com os custos. Agora, com essa oportunidade e com os novos conhecimentos junto com a máquina que recebi, já estou na expectativa de começar a trabalhar na área, produzir algumas peças para vender”, planeja.

Além do curso de corte e costura, o município de Lauro de Freitas promoveu ainda mais três turmas do Qualifica Bahia: soldador, pedreiro e eletricista de instalações prediais, totalizando 80 trabalhadores e trabalhadoras.

Equipamentos - Além das máquinas de costura, a SJDHDS entregou outros 48 equipamentos, entre máquinas de bordado, fogões industriais com forno e tabuleiros de baiana de acarajé. Outras 25 mulheres do distrito de Biribeira, em Dias D’Ávila, foram beneficiadas pelo programa, através da entrega de uma cozinha comunitária.

Presente no evento, a secretária Olívia Santana (Setre), destacou o trabalho transversal das duas secretarias. “Juntas, a Setre e a SJDHDS, estão realizando políticas públicas para quem mais precisa. Muitas mulheres que hoje estão sendo certificadas e recebendo equipamentos, são chefes de família. E esta ação cria condições para que elas trabalhem dignamente”, exalta.

Para o secretário Carlos Martins (SJDHDS), “estamos vivendo um momento onde o trabalho formal está cada vez mais escasso. Essa iniciativa prepara as pessoas para enfrentar esse desafio, que é, além de tentar uma inserção no mercado formal, trabalhar também de forma autônoma”, detalha.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, Uilson Souza; o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandro Reis; o coordenador estadual do Programa Vida Melhor Urbano, Rubens Santiago; as vereadoras Naide Brito (Lauro de Freitas) e Zene Couto (Dias D’Ávila) e o representante da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Jones Carvalho.

Ascom/Setre
04/12/2017