• Feira de Artesanato da Bahia
  • Espaços Solidários
  • Sei Bahia

Trabalho, Emprego e Renda

06/10/2017 14:10

SineBahia participa de ação social em Sussuarana

O SineBahia Móvel marcou presença na Ação Social Casa do Povo, realizada na manhã desta sexta-feira (6), no bairro de Sussuarana, em Salvador. Na oportunidade, o serviço realizou o cadastro e a pesquisa de vagas no Portal Mais Emprego para 126 trabalhadores e encaminhou cerca de 30 profissionais para processos seletivos em empresas da capital baiana.

“Estou fora do mercado de trabalho há quase seis meses e consegui uma carta de encaminhamento para uma vaga na minha área. Achei uma iniciativa nota dez, o bairro estava precisando de uma atividade como essa”, avaliou o armador Nilson Silva de Jesus, 31 anos.

O jardineiro Carlos Francisco Bacelar, 45 anos, foi um dos 48 trabalhadores que solicitaram a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) durante a ação. “A minha carteira já estava cheia e precisava tirar a segunda via. Com o SineBahia perto de casa facilitou bastante o processo”, contou.

Democratização

Presente na ação, o superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Alexandro Reis, destacou que a unidade móvel facilita o acesso dos trabalhadores a serviços essenciais, como emissão de documentos e intermediação de mão de obra.

“A descentralização do atendimento do SineBahia contribui também para que a rede possa cumprir o seu papel fundamental de ser um espaço de democratização do acesso ao emprego, ajudando as empresas no recrutamento de trabalhadores e os profissionais a encontrarem uma vaga no mercado”, completou o superintendente.

Mobilização

A Ação Social Casa do Povo segue até amanhã (7), com atendimento na área de fisioterapia, assessoria jurídica, aferição de pressão e glicemia, palestras com assistente social e oficinas de artesanato.

A atividade acontece em um antigo posto de Saúde, no final de linha do bairro, que foi recuperado pelos moradores. “Resolvermos trazer alguns atendimentos que são importantes pra comunidade, entre eles os do SineBahia. Muitos trabalhadores têm dificuldade de conseguir até mesmo o dinheiro do transporte para se dirigir a unidade do serviço. Então, nesse período de altos índices de desemprego, trazer o SineBahia pra próximo das pessoas faz toda a diferença”, conta o líder comunitário e idealizador da ação, Nivaldo do Rosário, o Val do Povo.

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.