• Feira de Artesanato da Bahia
  • Espaços Solidários
  • Programa de Estágio

Economia Solidária

11/09/2017 14:09

Edital de Matriz Africana: contemplados realizam ações em Salvador e Nilo Peçanha

Três projetos selecionados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Edital de Apoio a Empreendimentos de Economia Solidária de Matriz Africana, promovem atividades durante esta semana. O edital tem como objetivo fomentar a produção e a comercialização de produtos de empreendimentos solidários, por meio de apoio institucional e técnico-financeiro a iniciativas que tenham como foco o associativismo e o cooperativismo entre os afrodescendentes.

Na quinta-feira (14), começam as oficinas de bordado do projeto “Nkaanda: Etnodesenvolvimento dos Povos de Terreiro”, executado pela Rede KitaandaBantu. A capacitação acontece a partir das 14h30, na sede da Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), no Pelourinho, em Salvador. Além da realização de oficinas, o projeto contempla a implantação do centro de referência da rede e a construção de planos de negócio e aquisição de insumos para os empreendimentos participantes.
 
Nilo Peçanha: festival de arte e cultura quilombola 

Ainda na quinta (14), das 9 às 17h, no município de Nilo Peçanha, no baixo sul da Bahia, será realizado o “Festival de Arte e Cultura – Saberes e sabores do Quilombo Jatimane”. Na programação, estão previstas exposição de produtos da economia solidária; espetáculos teatrais; desfile de penteados e estética afro com biojoias e cestarias; além de mostra culinária e visita ao jardim sensorial do quilombo.
 
O festival integra o projeto “Artes Associadas dos Quilombos”, proposto pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (IDES). O intuito é fortalecer o desenvolvimento comunitário, por meio de apoio para a formação de uma rede de empreendimentos da economia solidária, envolvendo as comunidades quilombolas de Jatimane, Lagoa Santa e São Francisco.
 
Salvador: feira de economia solidária 

Já no sábado (16), a partir das 10h, o projeto “Fortalecer-Nós” realiza a Feira de Economia Solidária da Casa do Alaká e a certificação dos participantes do curso de tecelagem. O evento acontece no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, na capital baiana.

Desenvolvido pela Associação Cultuarte Bahia, o projeto promove a ampliação e a consolidação da geração de renda dos empreendedores solidários, através de ações de comercialização e capacitações.
 
Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.