• Feira de Artesanato da Bahia
  • Programa de Estágio

06/09/2017 10:09

Gestão da Diversidade nas Organizações é tema de seminário

Aconteceu na tarde desta terça-feira (05), o seminário Mundo do Trabalho: Gestão da Diversidade nas Organizações, no auditório do campus Tancredo Neves da Universidade Salvador (Unifacs). O evento fez parte da programação da VI Semana da Diversidade, que é preparatória para a 16ª Parada do Orgulho LGBTI da Bahia.

O objetivo do encontro foi promover a discussão de estratégias para valorização da diversidade nos processos de recrutamento e seleção das empresas e para promoção de relações no ambiente de trabalho que respeitem os aspectos individuais das pessoas.

Durante o debate, o advogado, técnico da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e membro do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, Efson Lima, destacou ações desenvolvidas pelo governo do estado para promover a inserção da diversidade no mercado de trabalho.

Entre as iniciativas, ele citou a realização do curso de recepcionista de hotel, com ênfase em espanhol, oferecido através do Programa Qualifica Bahia, voltado para o público LGBT; a roda de conversa promovida pela Setre, em maio deste ano, com o objetivo de identificar os principais desafios para empregabilidade desse segmento populacional; e a oficina de capacitação dos técnicos do SineBahia para atendimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros que buscam o serviço de intermediação de mão de obra.

“O trabalho é elemento determinante para o empoderamento econômico e social de LGBTs, por isso, mesmo que o preconceito e a discriminação muitas vezes inviabilizem o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, a Setre tem encarado o desafio de pensar políticas públicas que contribuam efetivamente na geração de emprego e renda para esse público”, ressaltou Efson.

Também participaram do debate o professor, advogado e ex-diretor da Bahiatursa, Weslen Moreira; o antropólogo e presidente de honra do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott; e a diretora jurídica da Uber no Brasil e líder da diversidade da empresa na América Latina, Ana Pellegrini.