• 1 Leilão do Artesanato Baiano
  • Dia D

04/09/2017 17:09

Seminário discute segurança e saúde no trabalho em pedreiras

Um dos maiores produtores de pedra do estado, o município de Santaluz, na região sisaleira, recebeu nesta segunda-feira (4) o Seminário de Segurança e Saúde para os Trabalhadores das Pedras.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) o evento reuniu lideranças sindicais, empregadores, trabalhadores, representantes de associações e cooperativas e profissionais de saúde, na Câmara de Vereadores do município, com o objetivo de discutir estratégias para minimizar as situações de riscos decorrentes da extração das pedras.

Na abertura do evento, a secretária Olívia Santana (Setre) destacou que o trabalho nas pedreiras é uma importante fonte de renda para a população local, mas não pode prescindir das condições necessárias à segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos.

“A gente não pode aceitar pessoas se mutilando ou perdendo a vida porque precisam garantir o sustento de suas famílias. Precisamos firmar um pacto entre os órgãos públicos e os trabalhadores para garantir que a extração da pedra seja realizada em condições mais dignas, com todos os equipamentos de proteção individual essenciais para evitar acidentes durante essa atividade”, defendeu Olívia.

Na programação do evento, palestras e debates abordaram temas como Riscos da Utilização de Explosivos; Alternativas de Geração de Renda; Agenda Bahia do Trabalho Decente; Direitos Trabalhistas e Previdenciários; e Acidentes e Doenças mais Comuns no Trabalho das Pedreiras.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento no município da cartilha sobre Saúde e Segurança que traz informações sobre as responsabilidades institucionais e dos empregadores relativos à saúde e segurança dos trabalhadores; os fatores e situações de riscos existentes no ambiente de trabalho; medidas de controle entre outros temas. Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre) e da Saúde (Sesab) e do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat), a publicação é parte da Coleção Trabalho Decente.

Também participaram da solenidade que marcou o início do seminário, a procuradora do MPT, Annelise Fonseca; o presidente do Sindicato das Pedras de Santaluz, Carlos Matos; a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de Conceição do Coité, Junnyana Carneiro; a deputada estadual, Fátima Nunes; além de representantes do legislativo e do executivo local.

Ascom/Setre