• 1 Leilão do Artesanato Baiano
  • Dia D

Trabalho Decente

04/09/2017 17:09

Seminário discute segurança e saúde no trabalho em pedreiras

Um dos maiores produtores de pedra do estado, o município de Santaluz, na região sisaleira, recebeu nesta segunda-feira (4) o Seminário de Segurança e Saúde para os Trabalhadores das Pedras.
   
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) o evento reuniu lideranças sindicais, empregadores, trabalhadores, representantes de associações e cooperativas e profissionais de saúde, na Câmara de Vereadores do município, com o objetivo de discutir estratégias para minimizar as situações de riscos decorrentes da extração das pedras.

Na abertura do evento, a secretária Olívia Santana (Setre) destacou que o trabalho nas pedreiras é uma importante fonte de renda para a população local, mas não pode prescindir das condições necessárias à segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos.

“A gente não pode aceitar pessoas se mutilando ou perdendo a vida porque precisam garantir o sustento de suas famílias. Precisamos firmar um pacto entre os órgãos públicos e os trabalhadores para garantir que a extração da pedra seja realizada em condições mais dignas, com todos os equipamentos de proteção individual essenciais para evitar acidentes durante essa atividade”, defendeu Olívia.

Trabalho Decente

Na programação do evento, palestras e debates abordaram temas como Riscos da Utilização de Explosivos; Alternativas de Geração de Renda; Agenda Bahia do Trabalho Decente; Direitos Trabalhistas e Previdenciários; e Acidentes e Doenças mais Comuns no Trabalho das Pedreiras. 
 
Na oportunidade, foi realizado o lançamento no município da cartilha sobre Saúde e Segurança que traz informações sobre as responsabilidades institucionais e dos empregadores relativos à saúde e segurança dos trabalhadores; os fatores e situações de riscos existentes no ambiente de trabalho; medidas de controle entre outros temas. Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre) e da Saúde (Sesab) e do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat), a publicação é parte da Coleção Trabalho Decente.

Também participaram da solenidade que marcou o início do seminário, a procuradora do MPT, Annelise Fonseca; o presidente do Sindicato das Pedras de Santaluz, Carlos Matos; a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de Conceição do Coité, Junnyana Carneiro; a deputada estadual, Fátima Nunes; além de representantes do legislativo e do executivo local.


Ascom/Setre

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.