• 1 Leilão do Artesanato Baiano

Trabalho, Emprego e Renda

14/07/2017 14:07

Governo certifica trabalhadores dos municípios de Muritiba e Sapeaçu

Um dos 19 trabalhadores certificados nesta sexta-feira (14), no município de Muritiba, no curso de estamparia de tecidos pelo Programa Qualifica Bahia, Durval Carvalho, 22 anos, já tem planos a curto prazo. Abrir, com um colega do curso, uma serigrafia.

“Já tinha certa experiência na área, que aprimorei ainda mais no curso. Meu tio era proprietário de uma serigrafia, trabalhei um tempo com ele, que vai doar parte do material. Com essa ajuda, pretendo abrir meu próprio negócio em pouco mais de um mês”, contou entusiasmado.

Além do curso de estamparia, realizado em Muritiba, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), também certificou na solenidade, os 19 concluintes do curso de eletricista, realizado no município de Sapeaçu.

Presente no evento, a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, destacou: “os cursos de qualificação profissional, que atendem as demandas dos municípios, são uma ferramenta essencial para a inserção dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo do trabalho”.

Em Muritiba, a Setre encerrou a semana de certificações do Qualifica Bahia, totalizando 136 concluintes nos municípios de Presidente Tancredo Neves, Antônio Cardoso, Serrolândia, Jacobina, Santo Estevão e Sapeaçu. Nas próximas semanas do mês de julho, será a vez dos trabalhadores dos munícipios de Itiúba, Senhor do Bonfim e Jaguarari.

Estiveram presentes na certificação: o prefeito de Muritiba, Danilo Marques Sampaio; o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandro Reis; a coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Santos; e o diretor superintendente da Associação Centro de Educação Tecnológica da Bahia, Claudenir Moreira Machado.

Qualifica Bahia

É uma iniciativa voltada à formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras do estado. O Programa é desenvolvido de forma integrada com as demais ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda: intermediação para o trabalho, seguro-desemprego, documentação trabalhista e orientação profissional.

Até final de julho, serão certificadas 440 pessoas de 19 municípios baianos nas seguintes áreas: pintura automotiva; técnicas de vendas; culinária; informática avançada; eletricista; operador de supermercado; podologia; e introdução à fotografia.