• Banner_EspacosSolidarios
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Trabalho, Emprego e Renda

19/06/2017 11:06

Encontro reúne cooperativas de trabalho da Bahia para debater temas estratégicos

Acontece nesta segunda-feira, 19, em Salvador, o Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (SESCOOP/BA) com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).

O evento reúne, no Hotel Real Classic Bahia, na Pituba, dirigentes, associados, gestores e assessores jurídicos de cooperativas baianas da área. Na programação, palestras e discussões, contemplando assuntos atuais e estratégicos, e que buscam estimular as cooperativas do ramo do trabalho a aprimorarem a sua gestão, objetivando, especialmente, a ampliação do acesso ao mercado.

“Estamos enfrentando mudanças profundas no nosso país, com a lei da terceirização e com as reformas trabalhista e previdenciária que estão em curso. Por isso, é importante que as cooperativas, uma vertente do mundo do trabalho que tem alcance e escala em âmbito mundial, mas ainda muita timidez no Brasil, debatam os reflexos dessas transformações e discutam como se posicionar nesse novo cenário”,  destacou o chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Vicente Neto, que representou a secretária Olívia Santana, na abertura do encontro.

Até o final da tarde, estão previstos um painel sobre a Lei 12.690/2012, que dispõe sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho; e palestras sobre os temas "Contribuição Previdenciária do Cooperado" e “Relações de Trabalho, no âmbito da nova Lei de Terceirização e seus efeitos nas Cooperativas”.

“São temas que estão na ordem do dia e precisam ser discutidos para que as cooperativas possam se reinventar, a partir da compreensão da nova realidade do mercado”, explica o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio.

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.