• Programa 1º Emprego
  • Banner_EspacosSolidarios

13/06/2017 14:06

SineBahia recebe atividade sobre erradicação do trabalho infantil

Como parte das comemorações do Dia de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) promoveu uma programação especial na Unidade Central do SineBahia, em Salvador. Na manhã desta terça-feira, 13, os trabalhadores que compareceram ao local receberam material informativo sobre o tema e acompanharam uma apresentação teatral sobre as implicações do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Na oportunidade, a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, conversou com o público presente sobre a importância do engajamento de toda a sociedade na proteção e defesa dos direitos da população infanto-juvenil. “Por mais desesperador que seja o desemprego, por mais que vocês tenham dificuldades no cotidiano para resolver as necessidades que batem a porta, resistam a tentação de colocar as crianças para trabalharem por vocês ou para ajudarem na renda da casa. Lugar de criança é na escola. Temos que garantir que a infância dos nossos meninos e das nossas meninas não seja roubada”, afirmou.

Desempregado há seis meses, o vendedor Washington Luiz, aprovou a iniciativa. Ele conta que saiu da unidade satisfeito, não só pelo encaminhamento para uma vaga de emprego, mas também pelos conhecimentos adquiridos. “Achei muito interessante porque trouxe esclarecimentos sobre o problema do trabalho infantil e a gente acaba sendo um multiplicador dessa informação. Gostei muito e aprendi bastante hoje aqui”, ressaltou.

Programação

A programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil teve início na manhã de ontem (12) com um ato público promovido pela ABTD, por meio do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. No turno vespertino, o Ministério Público Estadual realizou o “Curso de Formação em Políticas Públicas de Combate ao Trabalho Infantil”.

Hoje, às 15h30, os efeitos do trabalho infantil e as ações para erradicação do problema na capital baiana nortearão o debate na Câmara Municipal de Salvador, com participação de representantes das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).