• Banner_EspacosSolidarios
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • Programa de Estágio
  • Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Esporte e Lazer

17/05/2017 10:05

Conselho de Esporte da Bahia realiza reunião itinerante

O Conselho de Esporte da Bahia realizou ontem (16), uma reunião itinerante no Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), em Salvador. Durante o encontro, os conselheiros conheceram o trabalho do instituto, que atende mais de 600 crianças e adolescentes com diversos tipos de problemas neurológicos.

O destaque foi para a experiência do ION na área esportiva. Os reabilitandos contam com aulas de educação física adaptada em quatro modalidades: capoeira, natação, atletismo e judô.

De acordo com a presidente do instituto, Maria Dolores Carbita, o objetivo é contribuir nos processos de reabilitação e promoção da autonomia: “A gente lança mão de todos os recursos disponíveis, entre eles o esporte, para que os meninos tenham sucesso e levem uma vida mais próxima da integração social”, explicou.

Os resultados do trabalho com o esporte são positivos. A dona de casa, Evanil Cerqueira, acompanha o filho, Pedro Lucas, de 15 anos, nas aulas de natação. Diagnosticado com hiperatividade e retardo mental moderado, o jovem começou o tratamento aos quatro anos e dois anos depois, iniciou a prática esportiva por recomendação médica.

Além das melhorias no comportamento e na qualidade de vida, o jovem conquistou outra vitória: a medalha de ouro nas Paralimpíadas Escolares de 2016, na prova de 50 metros livre de sua categoria. “O melhor esporte que encontramos foi a natação. Ele foi tomando gosto, começou também a competir e, hoje, é motivo de orgulho”, conta a mãe.

Parcerias

Membro do Conselho Estadual de Esportes e professor de Educação Física da instituição, Virgílio Loureiro explicou o intuito do encontro: “É preciso divulgar mais o trabalho que desenvolvemos no instituto e nos aproximar das instituições representadas no Conselho, principalmente da Setre, no intuito de estabelecer parcerias que possam ampliar as atividades que realizamos na área esportiva”.

Para o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e vice-presidente do conselho, Elias Dourado, a visita foi proveitosa: “Pudemos ver o alcance, a dimensão e a qualidade das atividades desenvolvidas pelo instituto e estamos à disposição, enquanto conselho, para colaborar”, destacou.

Durante a reunião, os conselheiros aproveitaram também para discutir a proposta do Fórum Baiano de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, iniciativa que visa contribuir no processo de construção coletiva das políticas públicas para o segmento esportivo.

Referência

O Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION) foi criado em dezembro de 1967, por um grupo de pais de crianças com deficiência. Desde então, tornou-se referência no estado, no tratamento de crianças e adolescentes com problemas neurológicos.

Conta com uma equipe multidisciplinar, que oferece serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação e assistência social. Dentre os atendimentos prestados: psiquiatria, neurologia, assistência social, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, pedagogia e educação física. Os encaminhamentos são feitos pelos postos de saúde, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e escolas da rede pública.

A entidade é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida através de doações de pessoas físicas e jurídicas e de parcerias com entidades governamentais e não-governamentais. 

ION – Endereço: Rua Professor Sabino Silva, nº 549 - Jardim Apipema, Salvador/BA

Ascom Setre

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.