• Banner_EspacosSolidarios
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

20/04/2017 09:04

Forumat promove ações para marcar Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

O Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia (Forumat), coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza uma programação especial em Salvador para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril.

As atividades começam no dia 24, às 8h30, no auditório do Ministério Público do Trabalho, com um debate sobre o tema “Precarização do Trabalho, Reforma Trabalhista e Previdenciária e Impactos na Saúde dos Trabalhadores”. Estão previstas as participações da presidenta da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra), Rosemeire Fernandes, do presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, e do presidente da Associação Baiana dos Expostos ao Amianto (Abea), Belmiro Silva Santos.

No dia 25, os eventos comemorativos têm início às 9h. Na oportunidade, a relação entre a reforma previdenciária e os impactos na saúde dos trabalhadores volta à pauta, dessa vez no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CESAT) /Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST).

Os debatedores serão o médico sanitarista do trabalho, Marco Perez, e a advogada Ana Jordão. No turno vespertino, a partir das 14h, o bate-papo será sobre Acidentes de Trabalho, no Auditório do Departamento de Vigilância em Saúde, com a participação do médico e auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT), Fernando Vasconcelos, e do Diretor de Assuntos de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado Da Bahia (Sintracom-Ba), Arilson Santos.

Um ato público no dia 26, às 7h, com concentração em frente ao condomínio Santa Vitória, no Corredor da Vitória, encerra a programação.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121 de 2005.

Forumat

O Fórum é Integrado por instituições públicas, representantes das três esferas de governo (municipal, estadual e federal), por representações de trabalhadores e de empregadores, além de outras da sociedade civil. Realiza ações no âmbito estadual, com objetivo de debater situações de risco decorrentes das atividades laborais nos ambientes de trabalho.

As iniciativas buscam, em conjunto com outros atores sociais, traçar estratégias e construir propostas de melhoria das condições de trabalho. O Forumat também incorpora as ações da Câmara Temática de Saúde e Segurança do Trabalhador da Agenda Bahia do Trabalho Decente.